Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2182-4037

O futebol como protagonista no telejornalismo brasileiro

Periódico / Revista

Revista Comunicando

Número

n. 1

Ano

2016

Volume

v. 5

Páginas

p. 27-41

Arquivos

Resumo

Nas ciências da comunicação, entende-se a necessidade de uma investigação apurada da relação entre futebol, megaeventos, mídia e jornalismo. Não se pode marginalizar a responsabilidade do jornalismo de prezar pelo interesse público e pela sintonia das editorias jornalísticas. Quando há fortes e equivocadas motivações econômico-ideológicas na mídia, uma apuração acadêmica deve ser incentivada. Da mesma forma, quando há uma espetacularização das competições esportivas e com, consequente, abandono do “valor notícia” (news values) em prol de uma “falação esportiva”. Deve-se observar quando aspectos como notoriedade e interesse público são abandonados pela imprensa brasileira. Esta pesquisa discute como o futebol assume um papel de protagonismo no telejornalismo brasileiro, especificamente durante a Copa do Mundo FIFA, com interferência direta na pauta televisiva brasileira. Este trabalho investigará como a Copa do Mundo de Futebol afeta a produção telejornalistica no Brasil, detalhando a maneira que o evento esportivo é noticiado. O objetivo é investigar como o telejornalismo transforma um mega evento esportivo em acontecimento jornalístico. A investigação acontece no telejornal mais tradicional e de maior audiência no Brasil, o Jornal Nacional (Rede Globo de Televisão) e faz uso de teorias de agendamento, valor notícia e gatekeeping. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento.

Palavras-chave: Telejornalismo, Copa do Mundo, Análise de Conteúdo, Jornal Nacional

Abstract

In the communication sciences, it is visible the need for an investigation about relationship between football, mega events, media and journalism. Journalistic responsibility can not be marginalized when respects the public interest and the subjects. An academic investigation is important when there is strong and wrong economic and ideological motivations in the media. In the same way when there is a spectacle of sports competitions and the consequent abandonment of the news value in favor of a “sports conversation”. It should be noted when issues such awareness, public interest and unpredictability are abandoned by Brazilian press. This research discusses how football is becoming a leading role in the Brazilian television journalism, specifically during theFIFA World Cup, with direct interference in Brazilian television agenda. The work investigates how the FIFA World Cup affects journalism production in Brazil, detailing the way the sport event is reported. The aim is to investigate how television journalism becomes a mega sports event. The research investigate the most traditional and watched news program in Brazil, Jornal Nacional(Globo TV), using scheduling theories, news values and gatekeeping. Content Analysis was chosen as theoretical methodology. This research is under development.

Keywords: Telejournalism; FIFA World Cup; Newsmaking; Content Analysis; Jornal Nacional

Referência

MOURãO, Lucas Marinho; SANTOS, Maria Clara de Almeida. O futebol como protagonista no telejornalismo brasileiro. Revista Comunicando. Lisboa, v. 5, n. 1, p. 27-41, 2016.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A