Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O futebol da escola

Uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
Ano

2023

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Páginas

171

Arquivos

Resumo

O presente trabalho abordou como tema o futebol, tendo como objetivo geral – desenvolver e avaliar uma proposta de aula (unidade didática) com o conteúdo futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. E teve como objetivos específicos: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN – Brasil, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: o diário de campo e questionário. Dessa forma, os dados foram apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se pudesse apontar os limites e as possibilidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, por meio da análise dos resultados (questionário avaliativo – diagnóstico e final –, e intervenção pedagógica), foi constatado na unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.

Palavras-chave: Futebol; Educação Física Escolar; Concepção Crítico Emancipatória.

Abstract

The present work addressed football as its theme, with the general objective – to develop and evaluate a class proposal (didactic unit) with football content, from the critical-emancipatory conception, in Physical Education classes in high school. And it had the following specific objectives: 1- to develop football content in a didactic unit, based on the critical-emancipatory conception, in high school Physical Education classes; 2- to evaluate the soccer content in a didactic unit, from the criticalemancipatory conception, in Physical Education classes in high school; 3- point out the limits and possibilities of a didactic unit about soccer, based on the criticalemancipatory conception, in Physical Education classes in high school. For that, a participant research was carried out, using the descriptive qualitative method as a methodological option. The students of the 1st year of high school, from Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, located in the municipality of Boa Saúde/RN – Brazil, took part in this research, in the morning period, this class being composed of 35 students regularly enrolled. The instruments for data collection were: field diary and questionnaire. In this way, the data were presented based on the analysis and interpretation of the data, as well as discussed with the consulted theoretical reference, to dialogue with the information obtained, so that, in this way, the limits and possibilities of the proposal with the unit could be pointed out. didactics, as well as ways for more studies to emerge and contribute to new works on the subject. With that, through the analysis of the results (evaluative questionnaire – diagnosis and final –, and pedagogical intervention), it was verified in the didactic unit about soccer, from the Critical-Emancipatory Conception, a significant evolution in student learning, whether from the quantitative point of view, whether from the qualitative point of view, giving these senses and meanings.

Keywords: Soccer; School Physical Education; Critical-Emancipatory Conception.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 17

2. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, 21

3. O FUTEBOL NO ENSINO MÉDIO, 34

4. FUTEBOL NA EF: das aulas mistas às desigualdades de gênero, 48

5. A CONCEPÇÃO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA, 54

6. TRAJETÓRIA METODOLÓGICA, 66

7. CONCEPÇÃO CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: resultados e discussões, 74
7.1 Descrições das Intervenções Pedagógicas, 74
7.1.1 Descrição das aulas 1 e 2 – Apresentação do conteúdo da unidade didática (4º bimestre), do Projeto de Pesquisa e do TCLE, do TALE e do Termo de Autorização do uso de Vídeos e Imagens à turma e, entrega dos documentos para a assinatura dos responsáveis; Aplicação do questionário diagnóstico sobre o conteúdo futebol, 76
7.1.2 Descrição da aula 3 – Categorização do esporte, dimensões sociais do esporte e contextualização histórica do futebol, 77
7.1.3 Descrição das aulas 4 e 5 – Vivenciando o futebol dos primórdios da modernidade: o futebol volta a ser jogo (“futebol das antigas”), 82
7.1.4 Descrição das aulas 6 e 7 – Fundamentos técnicos e táticos do futebol por meio de pequenos jogos, 87
7.1.5 Descrição das aulas 8 e 9 – Futebol e gênero, 95
7.1.6 Descrição da aula 10 – “Futebol, Mídia e Mercado: a espetacularização do futebol”, 104
7.1.7 Descrição das aulas 11, 12, 13 e 14 – Relação da política no futebol no contexto do Megaevento esportivo Copa do Mundo, 106
7.1.8 Descrição das aulas 15 e 16 – Aula de campo: conhecendo o palco da Copa da Mundo; Reaplicação do questionário: avaliação final, 15
7.2 Análise do questionário, 118
7.3 Análise dos limites e possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de EF do ensino médio, 127

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 131

REFERÊNCIAS, 134

APÊNDICE(S), 141

ANEXO(S), 164

Referência

XAVIER, Patrício Júnior da Silva. O futebol da escola: Uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.