A indústria do futebol vem crescendo economicamente e os clubes passam por um processo de racionalização, que profissionaliza gestores e busca mão- -de-obra especializada. Em paralelo, a digitalização provocou alterações no mercado dos media desportivos, aumentando a oferta de conteúdos e abrindo espaço a novos atores. Os clubes de futebol criaram seus próprios canais de comunicação, empregando profissionais com formação e experiência em jornalismo para a produção de conteúdos informativos. Neste trabalho, Benfica, Botafogo e PSG serão analisados, tendo sido escolhidos pela inovação na gestão e criação de conteúdos audiovisuais (Benfica criou a primeira TV de clube em Portugal; Botafogo com um canal próprio em redes sociais e críticas positivas da imprensa; PSG inovou ao fazer um canal para web). Esse estudo permite refletir sobre as mudanças no campo do jornalismo. Os resultados mostram que a produção da informação obedece ao mesmo tempo a lógicas próprias dos clubes e do jornalismo.
Palavras-chave: jornalismo, clubes, futebol.