O processo de formação de um futebolista de alto rendimento é longo e está diretamente relacionado com a capacitação dos profissionais envolvidos. O estudo dos saberes presentes na intervenção dos profissionais atuantes nos clubes com histórico na formação de futebolistas é fundamental para a compreensão das razões do êxito e das possíveis limitações encontradas na formação de futebolistas. O objetivo principal do estudo é investigar e explorar os saberes presentes na intervenção dos profissionais responsáveis (treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros) pelo processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube e o objetivo secundário é analisar como ocorreu o processo de apropriação dos saberes durante a trajetória dos profissionais que atuam junto às categorias de base do clube. A escolha do São Paulo Futebol Clube ocorreu pelo fato do mesmo apresentar histórico de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, a partir da década de 1990 e pela instituição disponibilizar gentilmente os dados e o acesso aos profissionais necessários à pesquisa. Participaram do estudo dezesseis profissionais responsáveis pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base da instituição. Para a investigação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais foi utilizada uma classificação de saberes adaptada, a partir da proposta por Tardif (2002) e, foram empregadas como técnicas de investigação: a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semi-estruturada, a pesquisa documental e a observação participante. O material coletado foi analisado mediante a utilização do método denominado Análise de Conteúdo. Para a apresentação e discussão dos resultados obtidos formularam-se dois eixos temáticos com respectivas categorias internas da análise. No primeiro eixo foram abordados os saberes da formação profissional, disciplinares, os saberes institucionais e os saberes experienciais presentes na intervenção dos profissionais que atuam no processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube; enquanto no segundo eixo procurou-se analisar influência da trajetória dos profissionais na apropriação dos saberes presentes na intervenção dos mesmos. Constatou-se que em relação aos saberes da formação profissional e disciplinares, predominaram entre os profissionais atuantes na categoria de base do clube os relacionados à dimensão biológica do corpo humano. No que se refere aos saberes institucionais, destacou-se a metodologia de treinamento empregada pela instituição na formação de futebolistas denominada por método de Treinamento Integrado. E, no que diz respeito aos saberes experenciais, os aspectos arrolar ao relacionamento humano foram apontados como os mais importantes. Por fim, em relação à influência da trajetória, à formação em nível superior em Educação Física, associada à vivência na modalidade como futebolista, foram apontadas como fundamentais pelos profissionais, na apropriação dos saberes necessários para a intervenção junto ao processo de formação de futebolistas de alto rendimento.
Palavras-chaves: Futebol. Formação Profissional. Saberes. Formação de Futebolistas.