Biblioteca

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube

Ano

2011

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-Gradução em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências da Motricidade

Páginas

289

Arquivos

Resumo

O processo de formação de um futebolista de alto rendimento é longo e está diretamente relacionado com a capacitação dos profissionais envolvidos. O estudo dos saberes presentes na intervenção dos profissionais atuantes nos clubes com histórico na formação de futebolistas é fundamental para a compreensão das razões do êxito e das possíveis limitações encontradas na formação de futebolistas. O objetivo principal do estudo é investigar e explorar os saberes presentes na intervenção dos profissionais responsáveis (treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros) pelo processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube e o objetivo secundário é analisar como ocorreu o processo de apropriação dos saberes durante a trajetória dos profissionais que atuam junto às categorias de base do clube. A escolha do São Paulo Futebol Clube ocorreu pelo fato do mesmo apresentar histórico de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, a partir da década de 1990 e pela instituição disponibilizar gentilmente os dados e o acesso aos profissionais necessários à pesquisa. Participaram do estudo dezesseis profissionais responsáveis pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base da instituição. Para a investigação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais foi utilizada uma classificação de saberes adaptada, a partir da proposta por Tardif (2002) e, foram empregadas como técnicas de investigação: a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semi-estruturada, a pesquisa documental e a observação participante. O material coletado foi analisado mediante a utilização do método denominado Análise de Conteúdo. Para a apresentação e discussão dos resultados obtidos formularam-se dois eixos temáticos com respectivas categorias internas da análise. No primeiro eixo foram abordados os saberes da formação profissional, disciplinares, os saberes institucionais e os saberes experienciais presentes na intervenção dos profissionais que atuam no processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube; enquanto no segundo eixo procurou-se analisar influência da trajetória dos profissionais na apropriação dos saberes presentes na intervenção dos mesmos. Constatou-se que em relação aos saberes da formação profissional e disciplinares, predominaram entre os profissionais atuantes na categoria de base do clube os relacionados à dimensão biológica do corpo humano. No que se refere aos saberes institucionais, destacou-se a metodologia de treinamento empregada pela instituição na formação de futebolistas denominada por método de Treinamento Integrado. E, no que diz respeito aos saberes experenciais, os aspectos arrolar ao relacionamento humano foram apontados como os mais importantes. Por fim, em relação à influência da trajetória, à formação em nível superior em Educação Física, associada à vivência na modalidade como futebolista, foram apontadas como fundamentais pelos profissionais, na apropriação dos saberes necessários para a intervenção junto ao processo de formação de futebolistas de alto rendimento.

Palavras-chaves: Futebol. Formação Profissional. Saberes. Formação de Futebolistas.

Abstract

The formation process of an elite footballer is long and directly related to the competence of all professionals involved in such process. The study of the domains imbued in the interventions taken by the professional staff of clubs with tradition in formation of footballers is crucial to the understanding of the success in the process and its possible limitations. The main purpose of this study was to investigate the domains of professional staff (head coaches, strength and conditioning coaches, and goalkeeper coaches) working in the formation of footballers for São Paulo Futebol Clube, and the secondary purpose was to analyze how these professionals embodied these domains during their careers in this club. São Paulo Futebol Clube was chosen because of its known history in forming world-class footballers since the nineties. Sixteen professionals who were working in the youth teams of São Paulo Futebol Clube participated in the study as subjects. A classification of domains adapted from that proposed by Tardif (2002) was used to investigate the domains present in the daily work routine of the subjects. The investigation methods used were, as follows: questionnaire, semistructured interview, documental research, and participating observation. Collected data was examined by a method called “analysis of content”. Results and discussion were presented based on two thematic lines with their respective inner types of analysis. In the first one, the domains relative to the professional formation, disciplines, institution, and work experience were broached. In the second one, the influence of the professional formation of the subjects on the embodiment of domains present in the work actuation was analyzed. The results indicated that domains relative to the biological aspects of human body were most noticeable among those of the professional formation and disciplines. Regarding the institutional domains, the training methodology applied by the club, namely “integrated training”, stood out. As for the work experience domains, the aspects related with human relationship were identified as the most important ones. Lastly, regarding the influence of the professional formation, the graduation on Physical Education associated with pre-experience as a footballer were identified by the subjects as indispensable in the embodiment of the necessary domains for intervention in the formation process of elite footballers.

Keywords: football, professional formation, domain, formation of footballers.

Sumário

A trajetória da construção do estudo, 13

Introdução, 19

1 Procedimentos metodológicos, 33
1.1 As características da pesquisa, 33
1.2 O universo da pesquisa, 34
1.3 As etapas da investigação e as técnicas de pesquisa empregadas, 36
1.4 Características dos profissionais participantes da pesquisa, 42
1.5 A análise do material coletado, 43

2 Os saberes dos profissionais que atuam no contexto esportivo e no processo de formação de futebolistas, 47

3 O processo de formação de futebolistas, 57
3.1 O processo de formação de futebolistas segundo a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), 59
3.2 O processo de formação de futebolistas no continente europeu, 64
3.3 O processo de formação de futebolistas no Brasil, 67

4 Apresentação e análise dos resultados, 73
4.1 Os saberes presentes na intervenção dos profissionais que atuam no processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube, 73
4.1.1 Os saberes da formação profissional e os saberes disciplinares, 73
4.1.2 Os saberes institucionais, 79
4.1.3 Os saberes experienciais, 84
4.2 A trajetória e a apropriação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais que atuam junto ao processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube, 86
4.2.1 A influência da atuação como ex-futebolista e da formação em nível superior em Educação Física (bacharelado e licenciatura plena) para a atuação junto ao processo de formação de futebolista, 86
4.2.2 A concepção dos profissionais atuantes no processo de formação de futebolistas acerca da capacidade do futebolista atuar no futebol de alto rendimento, 89

Considerações Finais, 92

Referências bibliográficas, 96

Anexos, 107
Anexo A – Carta de aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética, 108
Anexo B – Ofícios de solicitação para realização da junto ao Departamento de Futebol de Base do São Paulo Futebol Clube, 109
Anexo C – Carta de autorização para a realização da pesquisa junto ao Departamento de Futebol de Base do São Paulo Futebol Clube, 111

Apêndices, 112
Apêndice A – Questionário para treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros de futebol, 113
Apêndice B – Resultados dos questionários, 116
Apêndice C – Roteiro prévio de questões para entrevista, 121
Apêndice D – Termo de consentimento livre e esclarecido, 122
Apêndice E – Transcrição das entrevistas piloto, 123
Apêndice F – Transcrição das entrevistas com os profissionais do São Paulo Futebol Clube, 137
Apêndice G – Planilha para análise preliminar das entrevistas semiestruturadas, 280
Apêndice H – Planilha para análise final das entrevistas semi-estruturadas, 281

Referência

THIENGO, Carlos Rogério. Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube. 2011. 289 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Programa de Pós-Gradução em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A