O estádio de futebol é um espaço de experiências realçadas pelo som. O presente trabalho pretende analisar a paisagem sonora dentro dos antigos e atuais estádios do Sport Club Internacional e do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense. Busca-se com a dissertação analisar como os sons gerados nos estádios são narrados no rádio (tendo como objeto de estudo a rádio Guaíba), a fim de se compreender como ocorre a difusão espacial do imaginário de um futebol tipicamente sul-rio-grandense. Para que os resultados fossem alcançados, elencou-se como objetivos: compreender como o som enfatiza a ideia de um futebol gaúcho que seria diferente do futebol do restante do Brasil; e identificar quais são as características próprias do futebol do Rio Grande do Sul e como surgiram, se justificando a escolha do tema por se entender que o rádio possui características mais regionais que outros meios de comunicação. Cabe destacar que a fidelidade dos torcedores acontece dentro e fora dos estádios, tendo o rádio um público fiel, ouvintes das transmissões esportivas, sendo os sons gerados nos estádios também escutados por meio do aparelho radiofônico. O trabalho também pretende mostrar a importância do estudo da paisagem a partir de novas perspectivas, no intuito de identificar e entender os grupos culturais e a construção de suas identidades. Guia principalmente a escrita da dissertação os trabalhos produzidos por Murray Schafer, Gilmar Mascarenhas, Paul Claval, Joel Bonnemaison, Ciro Götz e Luiz Ferraretto.
Palavras-chave: Geografia Cultural; Paisagem Sonora; Futebol; Rádio; Identidade Cultural.