Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1982-6621

Pedagogia da transmissão do futebol de mulheres

Arquivos

Resumo

Partindo-se da perspectiva dos Estudos Culturais e tendo como eixos as análises de poder e de gênero existentes no contexto do Futebol de Mulheres, o presente artigo teve por objetivo analisar os currículos atuantes em exibições de jogos do futebol profissional praticado por mulheres. Foram observadas exibições de jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino A1 em um recorte do artefato cultural compreendido por um canal, na plataforma YouTube, criado em 2013 e tendo por tema central de seu conteúdo o futebol. Caracterizada como uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa, realizaram-se análises do recorte do artefato em que se observaram com maior destaque três aspectos do currículo ali presente: uma comparação entre o futebol delas com o dos homens, a valorização do Futebol de Mulheres e um desmerecimento dessa prática e das mulheres ali presentes. Esses aspectos integram a Pedagogia da Transmissão do Futebol de Mulheres, na maneira como ela se apresenta no contexto de ensino-aprendizagem que compôs o recorte do artefato nesse estudo.

Palavras-chave: Estudos Culturais; Futebol de Mulheres; Pedagogia da Transmissão

Resumo (outro idioma)

Partiendo desde la perspectiva de los Estudios Culturales y teniendo como ejes los análisis de poder y género existentes en el contexto del Fútbol de Mujeres, este artículo tuvo como objetivo analizar los currículos activos en exhibiciones de partidos de fútbol profesional disputados por mujeres. Exhibiciones de juegos de la primera fase del Campeonato Brasileño Femenino A1 fueron observadas en un corte del artefacto cultural compuesto por un canal, en la plataforma YouTube, creado en 2013 y que tiene al fútbol como tema central de sus contenidos. Caracterizada como una investigación de campo exploratoria con enfoque cualitativo, se realizaron análisis del corte del artefacto, en los que se observaron de manera más destacada tres aspectos del currículo allí presente: una comparación entre lo fútbol de ellas y el fútbol de los hombres, la valorización del Fútbol de Mujeres y un desprestigio de esta práctica y de las mujeres allí presentes. Estos aspectos forman parte de la Pedagogía de la Transmisión del Fútbol de Mujeres, en la forma en que se presenta en el contexto de enseñanza-aprendizaje que compuso el corte del artefacto en este estúdio.

Palabras clave: Estudios Culturales; Fútbol de Mujeres; Pedagogia de la Transmisión

Abstract

Starting from the Cultural Studies perspective and having as axes the analyzes of power and gender that exist in the context of Women’s Soccer, this article aimed to analyze the curriculum operating in exhibitions of professional soccer games played by women. Exhibition soccer matches from the first phase of the Brazilian women’s soccer championship A1 were observed, in a cut of the cultural artifact comprised by a YouTube channel, created in 2013, with soccer as the central subject of its content. Characterized as exploratory field research with a qualitative approach, analyses of the artifact’s cut were carried out, in which three aspects of the curriculum present were more prominently observed: a parallel between women’s and men’s soccer, the appreciation of women’s soccer and a discrediting of this practice and the women present there. These aspects are part of the Pedagogy of Transmission of Women’s Soccer, in the way it is presented in the teaching-learning context that composed the cut of the artifact in this study2.

Keywords: Cultural Studies; Woman’s Soccer; Pedagogy of Transmission

Referência

PEIXOTO, Alini Silva; ROSA, Marcelo Victor da; RIBEIRO, Leonardo Silva; SOUZA, Giovana Mestriner de. Pedagogia da transmissão do futebol de mulheres. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 39, p. e39224, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A