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Dissertação

Pertencimento e oportunidades esportivas na prática futebolística de meninas e mulheres

Estudo de caso do Projeto Futebol Feminino Campinas (FFC)
Ano

2022

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas

Orientador(a)

Helena Altmann

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

206

Arquivos

Resumo

Essa dissertação tem como objetivo compreender como o Projeto Futebol Feminino Campinas (FFC) oferta oportunidades esportivas de futebol para mulheres e meninas, oferecendo oportunidades de prática de futebol, futsal e futebol de 7 para meninas e mulheres há mais de 25 anos no município de Campinas. A pesquisa está fundamentada na literatura dos estudos de gênero com inclinação pós estruturalista. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com fundamentação teórica-metodológica no estudo de caso, incluindo a realização de observações de ações virtuais, 7 entrevistas com profissionais e jogadoras que participaram do Projeto; 12 cartas de jogadoras, ex-jogadoras, treinadoras(es) e organizadoras(es) do Projeto. No primeiro capítulo, é analisada a constituição e a trajetória do Projeto e seus tensionamentos, estratégias educativas, apoios e estruturas para ofertar oportunidades esportivas, da categoria de base ao adulto para meninas de nove a 50 anos de idade. O segundo capítulo diz respeito às trajetórias e resistências protagonizado pelas participantes do Projeto FFC. Conclui-se que, na década de 1990, o embrião do Projeto foi a reivindicação de mães de um espaço futebolístico do clube social, contribuindo assim com a construção de oportunidades efetivas para mais de 100 meninas e mulheres sócias e não sócias ao longo de mais de 25 anos. Apoios e parcerias do poder público, de clubes e de faculdade privadas possibilitaram a oferta da prática futebolística e o desenvolvimento de estratégias educacionais, tais como: oferta de bolsa de estudos em universidades; espaços seguros para a prática do futebol e futsal; financiamento em circuitos competitivos; vale transporte para não sócias; e inserção de jogadoras e ex-jogadoras em cargos profissionais dentro Projeto. Mesmo estas ações sendo atravessadas por relações de poder, com força de seus aliados, o FFC construiu um espaço de oportunidades e pertencimento coletivo a modalidade. No entanto, disparidades de gênero, raça, classe determinaram e se reafirmaram no abandono das participantes no Projeto.

Palavras-chave: pertencimento; futebol de mulheres; futebol feminino campinas.

Abstract

This dissertation aims to understand how the Women’s Football Project Campinas (FFC) offers football sports opportunities for women and girls, offering opportunities to practice football, futsal and 7-a-side football for girls and women for 25 years in the city of Campinas. The research is based on the literature of gender studies with a poststructuralist bent. A qualitative methodology was used, with theoretical-methodological foundations in the case study, including observations of virtual actions, 7 interviews with professionals and players who participated in the Project; 12 cards from players, ex-players, coaches and organizers of the Project. In the first chapter, the constitution and trajectory of the Project is analyzed and its tensions, educational strategies, support and structures to offer sports opportunities, from the basic to adult category for girls from nine to 50 years of age. The second chapter concerns the trajectories and resistances carried out by the participants of the FFC Project. It is concluded that, in the 1990s, from the embryo of the Project (the player mothers), who claimed the football space of the social club, contributed to the construction of effective opportunities for more than 100 girls and women members and non-members throughout the of over 25 years. Mainly with the support and partnership of the public power, clubs and private colleges, they developed educational strategies, such as: offer of scholarships for young people who were following the professional path; safe spaces for soccer and futsal; financing in competitive circuits; transportation allowance for non-members; and insertion of female and former female players in professional positions within the Project. Even though these actions are crossed by power relations, with the strength of its allies, the FFC has built a space of opportunities and collective belonging to the modality. However, disparities of gender, race, class determined and reaffirmed the abandonment of the participants in the Project.

Keywords: belonging; women’s soccer; women’s soccer Campinas.

Referência

SERVADIO, Nathalia Cristina. Pertencimento e oportunidades esportivas na prática futebolística de meninas e mulheres: Estudo de caso do Projeto Futebol Feminino Campinas (FFC). 2022. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022.
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