Esta dissertação tem por objetivo mapear as peculiaridades referentes ao jornalismo esportivo, identificando as práticas adotadas pelos jornalistas dessa editoria e, também, as estratégias narrativas utilizadas na construção de seus textos. A análise tem como corpus notícias sobre a Seleção Brasileira publicadas em três sites jornalísticos – o brasileiro Lancenet!, o argentino Olé.com e o norteamericano SportsIllustrated.com – durante a participação do Brasil na Copa do Mundo de 2010. O trabalho é constituído por três etapas: 1) a contextualização – quando se relaciona futebol brasileiro, copa do mundo e jornalismo esportivo -; 2) o estudo das teorias do jornalismo – referente ao detalhamento do ‘campo do jornalismo’, conceito proposto por Pierre Bourdieu – e 3) a análise das notícias, dividida em duas etapas, sendo, a primeira, uma investigação acerca dos valores notícia que guiam os jornalistas dos três sites na seleção e construção da notícia e, a segunda, as estratégias narrativas adotadas por esses profissionais e quais estereótipos aparecem quando se escreve sobre a Seleção Brasileira. A escolha pela coleta das notícias durante a Copa do Mundo é relevante para a realização e para a compreensão deste trabalho, já que é nesse período que a editoria de esporte adquire ainda mais importância e torna-se mais interesse para milhões de pessoas. O maior evento esportivo do mundo coloca em evidência ainda maior o esporte mais praticado, que movimenta paixões e fortunas mundo afora.
Palavras-chave: Jornalismo esportivo; campo do jornalismo; teorias do jornalismo; newsmaking; futebol; copa do mundo; informação; entretenimento.