Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2358-8853

Produção de masculinidades e futebolistas: etnografia da paisagem varzeana de São Paulo (SP)

Número

n. 2

Ano

2023

Volume

v. 11

Páginas

p. 107-132

Arquivos

Resumo

A trajetória de sucesso de jogadores profissionais homens alimenta diferentes dimensões da vida cotidiana de crianças e jovens que projetam carreiras no futebol profissional, inclusive como referências de masculinidade. O futebol de várzea, enquanto contexto dominado por homens e valores tidos como masculinos, promove desigualdades e condições assimétricas de acesso à prática futebolística a depender do gênero em questão. Nesse sentido, com base em uma pesquisa etnográfica realizada no contexto varzeano de Guaianases, mais especificamente na escolinha de futebol do Grêmio Botafogo F.C., problematizo a concepções de aprendizado e de masculinidades que envolvem o processo de produção de jovens futebolistas. Imersa em uma paisagem varzeana constituída majoritariamente de homens e masculinidades, a escolinha de futebol colaborava para a construção de percepções generificadas sobre o aprender a jogar futebol.

Resumo (outro idioma)

La trayectoria exitosa de jugadores profesionales de fútbol masculino alimenta diferentes dimensiones de la vida cotidiana de niños y jóvenes que aspiran a carreras en el fútbol profesional, sirviendo como referencias de masculinidad. El fútbol amateur, como un contexto dominado por hombres y valores considerados masculinos, promueve desigualdades y condiciones asimétricas de acceso a la práctica del fútbol dependiendo del género en cuestión. En este sentido, basándome en una investigación etnográfica realizada en el contexto del fútbol amateur en Guaianases, específicamente en la escuela de fútbol del Grêmio Botafogo F.C., analizo críticamente las concepciones de aprendizaje y masculinidades que están involucradas en el proceso de formación de jóvenes futbolistas. Inmersa en un paisaje amateur mayoritariamente constituido por hombres y masculinidades, la escuela de fútbol contribuía a la construcción de percepciones de género sobre el aprendizaje del fútbol.

PALABRAS-CLAVE: Fútbol. Etnografía. Masculinidades. Aprendizaje.

Abstract

The successful trajectory of male professional players feeds into different dimensions of the everyday lives of children and young individuals who aspire to professional football careers, serving as references for masculinity. Amateur football, as a context dominated by men and values perceived as masculine, promotes inequalities and asymmetric conditions for accessing football practice depending on the gender in question. In this sense, based on an ethnographic research conducted in the amateur football context of Guaianases, specifically in the youth football school of Grêmio Botafogo F.C., I problematize conceptions of learning and masculinities that are involved in the process of producing young footballers. Immersed in an amateur landscape predominantlyconstituted by men and masculinities, the soccer school contributed to the construction of gendered perceptions about learning to play football.

KEYWORDS: Football. Ethnography. Masculinities. Learning.

Referência

SPAGGIARI, Enrico. Produção de masculinidades e futebolistas: etnografia da paisagem varzeana de São Paulo (SP). Revista Diversidade e Educação. v. 11, n. 2, p. 107-132, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A