Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Quando a motivação vai a jogo

A produção de vídeos para angariação de novas atletas de futebol feminino
Ano

2022

Faculdade/Universidade

Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

Orientador(a)

Alberto Sá

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências da Comunicação

Páginas

85

Arquivos

Resumo

O presente trabalho propôs desenvolver um Projeto de Ação que visou formular conteúdos audiovisuais, com formato de vídeos promocionais. O intuito foi disseminar a prática do futebol feminino dentro do público-alvo, que é o do escalão jovem entre os 10 e os 17 anos, que corresponde à faixa etária de trabalho da Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas, organização em que o presente Projeto de Ação foi executado. Para o enquadramento teórico utilizou-se conhecimentos das áreas de Ciências Sociais e Ciências da Comunicação, abordando a temática da motivação, emoção e competição das mulheres no processo de formação para ser um jogadora de futebol e a mesma abordagem se repetiu com jogadoras profissionais. Foram produzidos materiais audiovisuais com entrevistas de atletas da Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas e de times do Norte de Portugal. Os vídeos foram produzidos com formato motivacional e tiveram o intuito de proporcionar ao público uma reflexão sobre o tema. Procurando desconstruir pré-concepções sobre o futebol feminino e incentivar o debate sobre a prática desportiva. Os materiais audiovisuais foram exibidos em escolas, pois era o ambiente em que estava concentrado o público-alvo. No final da exibição foi aplicado um questionário que procurou analisar as impressões dos vídeos.

palavras chaves – futebol; futebol feminino; motivação; audiovisual

Abstract

The present work proposed to develop an Action Project that aimed to formulate audiovisual content in the format of promotional videos. The aim was to disseminate the practice of women’s football within the target audience, which is the youth group between 10 and 17 years old, which corresponds to the working age group of Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas, an organization in which the present Action Project was executed. For the theoretical framework, knowledge from the areas of Social Sciences and Communication Sciences was used, addressing the theme of motivation, emotion and competition of women in the process of training to be a football player and the same approach was repeated with professional players. Audiovisual materials were produced with interviews with athletes from the Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas and teams from Northern Portugal. The videos were produced in a motivational format and were intended to provide the public with a reflection on the topic. Seeking to deconstruct preconceptions about women’s football and encourage the debate on sports practice. The audiovisual materials were shown in schools, as that was the environment in which the target audience was concentrated. At the end of the exhibition, a questionnaire was applied that sought to analyze the impressions of the videos.

keywords – football; women’s football; motivation; audio-visual

Referência

GUIMARãES, Gabriela Amorim. Quando a motivação vai a jogo: A produção de vídeos para angariação de novas atletas de futebol feminino. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A