Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

RBV e futebol dão samba?

análise multivariada de dados aplicada na identificação dos fatores que influenciam o desempenho dos times na primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol
Ano

2009

Faculdade/Universidade

Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração de empresas

Páginas

70

Arquivos

Resumo

O curso de mestrado profissional em administraÁ„o (MPA) da FundaÁ„o Get˙lio Vargas È formatado para profissionais que tÍm interesse em combinar uma sÛlida base acadÍmica com atividades voltadas para a aplicaÁ„o pr·tica. O objetivo deste trabalho est· alinhado com objetivo do curso ao realizar a aplicaÁ„o pr·tica dos conceitos da resource-based view das firmas aos resultados dos jogos do campeonato brasileiro com o propÛsito de identificar quais fatores explicam o desempenho operacional dos times de futebol da primeira divis„o, o que ir· contribuir para auxiliar os clubes de futebol no Brasil nas suas decisıes de investimentos e alocaÁ„o de recursos financeiros. Ao analisar a qualidade dos jogadores e sua posiÁ„o relativa em relaÁ„o ao time, a motivaÁ„o para o jogo, os fatores “casa” e “camisa”, todos considerados recursos valiosos, raros, inimit·veis e operacionalmente utiliz·veis, procurar-se-· contribuir para esse processo de decis„o de investimentos e construÁ„o de vantagens competitivas pelos clubes. Aplicando-se o mÈtodo de an·lise multivariada de dados conhecida como regress„o linear m˙ltipla, foi possÌvel identificar que existem fatores que influenciam o desempenho dos times independente da sua situaÁ„o dentro do jogo, seja como mandante como visitante: a posiÁ„o relativa da qualidade do elenco em relaÁ„o ao time advers·rio contribui positivamente e o n˙mero de cartıes vermelhos contribui negativamente. Ao jogar “em casa”, a posiÁ„o relativa da qualidade dos jogadores do ataque do time mandante em relaÁ„o aos jogadores da defesa do time visitante contribui positivamente para a vitÛria do time da “casa”. PorÈm, no caso do time visitante, a posiÁ„o relativa da qualidade dos jogadores da defesa em relaÁ„o aos jogadores do ataque do time mandante e a “camisa” (neste caso, apenas se ela “carrega” consigo algum tÌtulo que dÍ ao time uma reputaÁ„o a nÌvel internacional) s„o os fatores que contribuem positivamente para a vitÛria. Portanto, a disposiÁ„o t·tica dos recursos tambÈm È um fator relevante que deve ser considerado em pesquisas futuras. Desta forma, n„o basta ter os recursos e explor·-los aleatoriamente porque o ambiente de disputa n„o È est·tico, assim como n„o È, de forma an·loga, o ambiente de negÛcios.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 10

2 REVISÃO DA LITERATURA 12

2.1 Fundamentos teóricos de estratégia 12

2.2 The business strategy of sports 18

3 METODOLOGIA 23

3.1 Unidade de análise 23

3.2 Variáveis dependente e independente 25

3.3 Tratamento dos dados e variáveis 34

3.4 Modelo de probabilidade linear 38

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 40

5 CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES E SUGESTÕES 49

REFERÊNCIAS 52

APÊNDICE A – As origens do futebol 59

Referência

ROCHA, Rafael Alves. RBV e futebol dão samba?: análise multivariada de dados aplicada na identificação dos fatores que influenciam o desempenho dos times na primeira divisão do campeonato brasileiro de futebol. 2009. 70 f. Dissertação (Mestrado em Administração de empresas) - Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A