Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Relatório de estágio curricular realizado no Benfica Escolas de Futebol

Ano

2017

Faculdade/Universidade

Faculdade de Ciências Sociais, Universidade da Madeira

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Atividade Física e Desporto

Páginas

113

Arquivos

Resumo

O futebol é um jogo desportivo coletivo (JDC), mas é muito mais que isso atualmente é um espetáculo desportivo, meio de educação física, uma disciplina de ensino e uma área de aplicação da ciência. No entanto o ensino, treino e a investigação tem tido diferentes perspetivas no futebol em relação ao conteúdo do jogo e das características do ensino-treino. Como a componente tática no futebol é cada vez mais desenvolvida, onde as defesas são mais compactas e com uma grande pressão na procura da conquista da bola, o que leva a que os jogadores tenham de decidir mais rápido, pelo que o seu sucesso depende da sua capacidade de avaliar as situações que surgem no momento e decidir em função da leitura do jogo, selecionando a melhor solução perante as dificuldades do momento. Este relatório visa revelar as atividades e experiências vividas no contexto treino ao nível do futebol realizadas no Benfica Escolas de Futebol. Este estágio possibilitoume o domínio de uma metodologia de treino em que a base é o trabalho da tomada de decisão, permitindo também compreender o processo de comunicação com crianças e jovens, seja no contexto de treino quer seja em competição. Assim, longo da época desportiva, foi possível aprender e compreender a metodologia treino/ensino utilizada e como era implementada através da aplicação de exercícios em formas jogadas ou jogo e a importância do papel do treinador no ensinoaprendizagem da tomada de decisão.

Palavras – Chaves: Futebol, Metodologia de treino, Tomada de Decisão, crianças e jovens

Abstract

Football is a team game (TG), but it is much more than that currently it is a sporting spectacle, a means of physical education, a teaching discipline and an area of application of science. However, teaching, training and research have had different perspectives in football in relation to the content of the game and the characteristics of teaching-training. As the tactical component in football is increasingly developed, where defenses are more compact and with great pressure on the pursuit of the ball, which leads to players having to decide faster so their success depends on their ability to evaluate the situations that arise at the moment and to decide according to the reading of the game, selecting the best solution in the face of the difficulties of the moment. This report aims to reveal the activities and experiences lived in the training context at the football level held at Benfica Football Schools. This internship allowed me to acquire a training methodology in which the basis is the work of decision making, also allowing to understand the process of communication with children and young people, whether in the context of training or in competition. Thus during the sporting season, it was possible to learn and understand the training / teaching methodology used and how it was implemented through the use of exercises in played forms or game and the importance of the role of the coach in teachinglearning decision making.

Keywords: Football, Training Methodology, Decision Making, children and youth

Sumário

1 – Introdução, 7

2- Benfica Escolas de Futebol, 10
2.1 – História da Escola de Futebol “Geração Benfica”, 10
2.2 – Objetivos Plurianuais do Benfica Escolas de Futebol, 11
2.3 – Metodologia de Ensino/ Treino, 14

3- Atividades Desenvolvidas no Benfica Escolas de Futebol, 18
3.1 – Atividades realizadas no Primeiro Passo dos 3-4 anos, 19
3.2 – Atividades realizadas dos 7-8 anos, 26
3.3 – Atividades realizadas dos 9-10 anos, 32
3.4 -Atividades Realizadas dos 11-12 anos, 38
3.5 – Liga Interna, 43
3.6- XII Encontro Nacional Benfica Escolas de Futebol, 46

4 – Revisão de literatura, 50
4.1 – A Formação Desportiva, 50
4.1.2 – A Formação Desportiva enquanto processo pedagógico, 54
4.1.3 – A Formação Desportiva enquanto processo gradual, 55
4.1.4 – A Formação Desportiva enquanto processo que se deve iniciar em idades baixas, 59
4.2 – A Competição no processo de formação desportiva, 61
4.2.1 – Em que idades se deve iniciar a competição, 64

5. Tomada de Decisão, 67
5.1 – O Ensino-Aprendizagem da Tomada de Decisão, 69
5.2 – Treino da Tomada de Decisão, 70
5.2.1 – Idade para iniciar o treino da tomada de decisão, 72

6- Considerações Finais, 73

7- Referências Bibliográficas, 77

Referência

GOMES, João Tomás Camacho. Relatório de estágio curricular realizado no Benfica Escolas de Futebol. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Atividade Física e Desporto) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade da Madeira, Funchal, 2017.
Cadastre-se para receber novidades