O futebol é um jogo desportivo coletivo (JDC), mas é muito mais que isso atualmente é um espetáculo desportivo, meio de educação física, uma disciplina de ensino e uma área de aplicação da ciência. No entanto o ensino, treino e a investigação tem tido diferentes perspetivas no futebol em relação ao conteúdo do jogo e das características do ensino-treino. Como a componente tática no futebol é cada vez mais desenvolvida, onde as defesas são mais compactas e com uma grande pressão na procura da conquista da bola, o que leva a que os jogadores tenham de decidir mais rápido, pelo que o seu sucesso depende da sua capacidade de avaliar as situações que surgem no momento e decidir em função da leitura do jogo, selecionando a melhor solução perante as dificuldades do momento. Este relatório visa revelar as atividades e experiências vividas no contexto treino ao nível do futebol realizadas no Benfica Escolas de Futebol. Este estágio possibilitoume o domínio de uma metodologia de treino em que a base é o trabalho da tomada de decisão, permitindo também compreender o processo de comunicação com crianças e jovens, seja no contexto de treino quer seja em competição. Assim, longo da época desportiva, foi possível aprender e compreender a metodologia treino/ensino utilizada e como era implementada através da aplicação de exercícios em formas jogadas ou jogo e a importância do papel do treinador no ensinoaprendizagem da tomada de decisão.
Palavras – Chaves: Futebol, Metodologia de treino, Tomada de Decisão, crianças e jovens