Este artigo tem como tema a Copa do Mundo de Futebol na televisão aberta brasileira. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida na área de Jornalismo e Processos Editoriais e tem como objetivo apresentar parte dos resultados alcançados durante dois anos de estudos. Para isso, são analisadas duas reportagens veiculadas no Jornal Nacional da Rede Globo, a primeira integra a Série Seleção, exibida antes do megaevento esportivo, e a segunda constitui o corpus das matérias veiculadas sobre a equipe brasileira durante o Mundial de Futebol. Ambas apresentam Thiago Silva, capitão da Seleção, como o personagem principal. O material foi investigado a partir da Análise de Conteúdo sistematizada por Bardin (2011). Com base nas reportagens analisadas fica evidente que o Jornal Nacional produz um discurso que constrói o herói antes da Copa do Mundo a fim de vender o produto no qual está calcada uma grande cobertura midiática. Mas, quando o desempenho não é o mesmo que foi prometido nas histórias das façanhas heroicas dos atletas, a desconstrução dos personagens ganha força pelo uso do estereótipo negativo. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados, entre outros, os conceitos de Campbell (2005), Eliade (1989), Jung (1977), Durand (1997), Ferrés (1998), DaMatta (2006), Wolton (2011,2006), Motta (2002, 2013) e Coutinho (2012).
Palavras-chave: Comunicação.Midia.Esporte