Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2317-675X

Telejornalismo e mito: da vitória antecipada ao fracasso dos “heróis” brasileiros na Copa do Mundo pela narrativa do Jornal Nacional

Periódico / Revista

Comunicação & Informação

Número

n. 1

Ano

2018

Volume

v. 21

Páginas

p. 89–108

Arquivos

Resumo

Este artigo tem como tema a Copa do Mundo de Futebol na televisão aberta brasileira. O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida na área de Jornalismo e Processos Editoriais e tem como objetivo apresentar parte dos resultados alcançados durante dois anos de estudos. Para isso, são analisadas duas reportagens veiculadas no Jornal Nacional da Rede Globo, a primeira integra a Série Seleção, exibida antes do megaevento esportivo, e a segunda constitui o corpus das matérias veiculadas sobre a equipe brasileira durante o Mundial de Futebol. Ambas apresentam Thiago Silva, capitão da Seleção, como o personagem principal. O material foi investigado a partir da Análise de Conteúdo sistematizada por Bardin (2011). Com base nas reportagens analisadas fica evidente que o Jornal Nacional produz um discurso que constrói o herói antes da Copa do Mundo a fim de vender o produto no qual está calcada uma grande cobertura midiática. Mas, quando o desempenho não é o mesmo que foi prometido nas histórias das façanhas heroicas dos atletas, a desconstrução dos personagens ganha força pelo uso do estereótipo negativo. Na fundamentação teórica deste estudo foram utilizados, entre outros, os conceitos de Campbell (2005), Eliade (1989), Jung (1977), Durand (1997), Ferrés (1998), DaMatta (2006), Wolton (2011,2006), Motta (2002, 2013) e Coutinho (2012).

Palavras-chave: Comunicação.Midia.Esporte

Resumo (outro idioma)

Este artículo tiene como tema la Copa del Mundo de Fútbol en la televisión abierta brasileña. El presente trabajo es un recorte de la investigaciónde maestría desarrollada en el área de Periodismo y Procesos Editoriales y tiene comoobjetivo presentar parte de los resultados alcanzados durante dos años de estudios. Para ello, se analizan dos reportajes publicados en el Jornal Nacionalde Rede Globo de Televisión, elprimerointegra la Serie Selección, exhibida antes del megaevento deportivo, y el segundoconstituye el corpus de las materias vehiculadas sobre el equipo brasileño durante el Mundial de Fútbol. Los dos presentan a Thiago Silva, capitán de la selección, como el personaje principal.El material fué investigado por la Análisis de Contenido sistematizada por Bardin (2011). Com base em los reportages analisados, queda evidente que Jornal Nacional produce un discurso que construye el héroe antes de la Copa del Mundo conel fin de vender el producto en el cual esta calcada una gran cobertura mediática. Pero, cuando el desempeño no es el mismo que fué prometido en las historias heroicas de los jugadores, la desconstrucción de los personages gana fuerza por el uso del estereotipo negativo. En la fundamentación teórica, deste estudio fueron utilizados los conceptos de Campbell (2005), Eliade (1989), Jung (1977), Durand (1997), Ferrés (1998), DaMatta (2006), Wolton (2006, 2011), Motta (2002, 2013) e Coutinho (2012).

Palabras clave:Teleperiodismo. Jornal Nacional. Mito. Héroe.Copa del Mundo.

Abstract

This article has as its theme the Football World Cup in the Brazilian broadcast television. The present work is a cut of the masters research developed in the area of Journalism and Editorial Processes and aims to present part of the results achieved during two years of studies. For that, two reports are analyzed in the Jornal Nacional on the Rede Globo Network, the first part of the SelectionSeries, which was shown before the mega-sport event, and the second is the corpus of the reports about the Brazilian team during the World Cup. Both feature Thiago Silva, selection captain, as main character.The investigation occurred with content analysis by Bardin (2011). Based on the reports analyzed it is clear that the Jornal Nacional produces a discourse that constructs the hero before the World Cup to sell the product in which it is modeled a large media coverage. However, when the promised performance is not the same, increases the deconstruction of the athletes using negative stereotypes. In the theoretical framework of this study were used, among others authors, the concepts of Campbell ( 2005), Eliade (1989), Jung (1977), Durand (1997), Ferrés (1998), DaMatta (2006), Wolton (2006, 2011), Motta (2002, 2013) e Coutinho (2012).

Keywords: Telejournalism. JornalNacional.Myth.Hero.World Cup.
 
 

Referência

PORCELLO, Flávio; IHITZ, Greetchen Ferreira. Telejornalismo e mito: da vitória antecipada ao fracasso dos “heróis” brasileiros na Copa do Mundo pela narrativa do Jornal Nacional. Comunicação & Informação. Goiânia, v. 21, n. 1, p. 89–108, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A