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ISSN 2316-932X

Transparência ou estratégia de marketing: uma análise dos relatórios de sustentabilidade de 2012 e 2013 publicados pelo Corinthians

Número

n. 3

Ano

2015

Volume

v. 4

Área de concentração

Gestão do Esporte

Arquivos

Resumo

Este trabalho tem como questão de pesquisa analisar como o Sport Club Corinthians Paulista, tradicional clube esportivo fundado em 1910 na cidade de São Paulo (SP), apresenta a transparência de suas atividades por meio da prestação de contas de seus Relatórios de Sustentabilidade, os quais vêm sendo publicados desde 2009. Para tanto, o corpus de análise são os Relatórios de Sustentabilidade de 2012 e 2013, anos que marcaram a história do clube devido a fatos que se contrapõem por seu caráter extraordinário. O ano de 2012 foi marcado por glórias inéditas, como as vitórias na Copa Libertadores da América e no Campeonato Mundial de Clubes FIFA em seu novo formato. Já o ano de 2013 foi evidenciado por tragédias inesperadas, como a morte de um torcedor boliviano durante partida do clube na Copa Libertadores da América e os acidentes que vitimaram operários na construção do novo estádio do Corinthians, que seria utilizado como um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Para verificar se houve equilíbrio entre as duas publicações, utilizou-se como metodologia a Análise de Conteúdo e a pesquisa quantitativa. Como resultado constatou-se que o clube não foi totalmente transparente e não prestou contas com total equilíbrio por meio de seus Relatórios de Sustentabilidade, os quais não apresentavam, de forma clara e convincente, o posicionamento do Corinthians em relação aos problemas de 2013. Utilizados com essa finalidade, os Relatórios de Sustentabilidade não passam de uma peça de marketing, cujo intuito é divulgar de forma eufórica as ações e atividades da organização. Por fim, este artigo buscou contribuir com os estudos acerca da utilização da transparência na prestação de contas dos relatórios de sustentabilidade, não esgotando o assunto em questão e deixando o tema aberto para novas análises.

Abstract

This paper intends analyze how the Sport Club Corinthians Paulista, traditional sports club founded in 1910 in São Paulo (SP), provides transparency in reporting of their sustainability reports published since 2009. To this end, the corpus of analysis are the 2012 and 2013 Sustainability Reports, years that marked the history of the club due to facts that are opposed by his extraordinary character. The year 2012 was marked by unprecedented glory as victories in the Copa Libertadores and the FIFA Club World Championship in its new format. Since the year 2013 was evidenced by unexpected tragedies, like the death of a Bolivian fan for starting the club in the Copa Libertadores and accidents involving workers in the construction of the new stadium of Corinthians, which would be used as one of the World Cup 2014 in Brazil. To see if there was balance between publications was used as a methodology content analysis and quantitative research. As a result it was found that the club was not fully transparent and non-paid accounts with a total balance through their Sustainability Reports, which did not show clearly and convincingly, positioning the Corinthians regarding the matters analyzed. Used for this purpose, the Sustainability Reports are just a marketing piece, whose purpose is only disclose euphoric manner the actions and activities of the organization. Finally, this paper aims to contribute to the studies on the use of transparency in reporting of sustainability reports, not exhausting the subject matter and leaving open topic for further analyzes.

Referência

MARQUES, José Carlos; BRONDANI, Roberta Ferreira. Transparência ou estratégia de marketing: uma análise dos relatórios de sustentabilidade de 2012 e 2013 publicados pelo Corinthians. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 4, n. 3, 2015.
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