Contra o obscurantismo:

Editora Ludopédio

Uma casa de publicações para os pesquisadores do futebol & uma ponte entre a produção acadêmica e a sociedade.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Por que criamos uma editora?

Celebramos 10 anos de vida, mas há poucos motivos para otimismo no meio acadêmico – ainda mais, no nosso campo de estudo. Vivemos uma era de obscurantismo institucionalizado e a escassez de recursos para pesquisa e publicação científica se aprofunda mês após mês.

Sonho antigo do Ludopédio, a editora nasce da missão que traçamos de levar o conhecimento para fora dos muros das universidades, ao longo da última década. E, neste momento, estamos prontos para entrar em campo e viabilizar a publicação de monografias, dissertações e teses, que tanto carecem de apoio.

É com muito entusiasmo, portanto, que o Ludopédio assume mais um compromisso com você, estudioso ou fã de futebol. Afinal de contas, parafraseando o rapaz latino-americano, amar e mudar o futebol nos interessa mais. ​

Sobre a editora

A Editora Ludopédio não é uma panelinha – aliás, não somos muito fãs de panelas. Chegamos aqui com o desejo antigo de concretizar projetos editoriais de futebol, cientes do nosso papel enquanto maior portal de divulgação científica sobre futebol da América Latina, e de fomentar a literatura de futebol também com outras pegadas. Não à toa, sempre apoiamos outras iniciativas – e vamos seguir assim.

O cenário atual, porém, não comporta comodismo. Não há tempo para indecisões ou vacilos. Os tempos demandam paciência e cautela, mas, ao mesmo tempo, nos convocam a resistir com amor, acima de tudo, e construções coletivas pautadas na solidariedade. ​

Diante dos discursos conservadores e tacanhos, quando não extremistas e nojentos mesmo, das ameaças institucionais e da realidade do cortes de bolsas e investimentos nas pesquisas, nos colocamos à disposição de toda a comunidade acadêmica e de todos os produtores independentes de conteúdo de futebol.

A Editora Ludopédio está aberta a quem quiser publicar o seu livro de futebol

Assim como demonstramos ao longo dessa década, cabe no futebol todo tipo de discussão. Com viés acadêmico, jornalístico e via ficção.

Se você tem um trabalho de conclusão de curso, Mestrado, Doutorado, da época e do tema que for; se escreveu um artigo, publicou um post, reportagem, curto ou longo; rascunhou um argumento literário, tem crônica, conto; não importa – ou melhor, importa! Estamos curiosos para saber o que está na gaveta, loucos para colocar a mão na massa. Queremos fazer rodar tudo quanto é bola pelo do país. Ou melhor, tudo quanto é livro pela nossa coleção intitulada CAMPO DE JOGO.

Não tenha medo. É isso o que eles querem. Podemos, sim, melhorar. E parafraseando o baiano mais roqueiro do Brasil, “sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto, é realidade”. ​

O sonho por um futebol mais democrático que está escondido em sua pesquisa só pode se aproximar da realidade quando estivermos juntos.

Entre em contato

    Ludopédio

    Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A