Museu

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Infográfico

Estádio Nacional de Brasília

Fotógrafo: Portal da Copa

A construção chama a atenção de qualquer pessoa que passa pela região central de Brasília. A grandiosidade do Estádio Nacional impressiona, especialmente pela presença dos 288 pilares que circundam a obra, cada um com pé-direito livre de 36 metros. A expressão “monumental” pode ser usada tranquilamente para se referir à arena, projetada para ser, literalmente, um monumento.

 “O conceito de projeto do Estádio Nacional de Brasília foi a incorporação de todas as obras do Eixo Monumental – obras de Oscar Niemeyer - que são palácios e monumentos. E não podíamos deixar de ter aqui um estádio com essas características, para que possa ser visitado pela população  em qualquer dia da semana, como são os museus e os palácios que temos aqui”, explicou a engenheira Maruska Lima de Sousa Holanda, responsável pela obra.

O futebol é apenas um dos itens na lista de atrativos que a arena multiuso pode receber. Shows, espetáculos, conferências e reuniões também podem ser realizados no Estádio Nacional, que conta com 74 camarotes, 276 sanitários, 40 bares, dois restaurantes e 14 lanchonetes.

 Maruska explica que a arena tem uma estrutura para além do futebol que permite a recepção de eventos artísticos de toda natureza, como é o caso dos camarins e vestiários localizados no lado oposto do estádio. 

“Nós temos restaurantes, lanchonetes, áreas para teatro, para cinema... para que as pessoas possam vir ao estádio apenas para um encontro de amigos, ou também para assistirem aos grandes eventos”, disse.

Outra característica que acentua o caráter multiuso é a possibilidade de acessos a todos os níveis de arquibancada de forma independente e ágil. A evacuação do estádio, dessa forma, é possível em até 8 minutos a qualquer momento.

Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A