Vídeo educativo – Pioneiros do Futebol Brasileiro

Você sabe quem foi Charles Miller?

Charles Miller foi o pioneiro do futebol paulista e considerado patrono do futebol brasileiro com sua chegada em 1895. Mas será que ele foi o único a difundir o futebol pelo Brasil?

Nesse divertido vídeo, produzido pelo Núcleo Educativo do Museu do Futebol, contamos um pouco sobre outros pioneiros que chegaram para difundir o futebol no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.

Apresentado pelos educadores Diego Sales, Júlia Paccanaro Rosa e Débora Oliveira, com participações de Kevin Murilo e Daniel Magnanelli, e direção e edição de Kenji Higashi.

 

Débora H. de Oliveira

Administradora formada pela Universidade Nove de Julho com especialização em Gestão Estratégica das Organizações e em 2023 concluiu o Curso SESC de Gestão do Esporte, Diversidade, Cultura e Lazer. Desde 2013, dedica-se à área de educação em museus. Iniciou como Orientadora de Público, posteriormente tornou-se Educadora Nível Júnior, Educadora Nível Pleno e  Assistente Administrativo, ficando responsável pelo agendamento de visitas. Desde fevereiro de 2024, é Assistente de Coordenação do Núcleo Educativo responsável por Assistir a Coordenação do Núcleo Educativo em suas atividades diárias, auxiliando e criando projetos e materiais educativos, instrumentos de avaliação, representando a Coordenadoria em sua ausência e exercendo outras atividades, de acordo com as necessidades do Núcleo.

Diego Sales

Graduado em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), pós-graduado em fisiologia do exercício e Gestão Técnica do Esporte pela Universidade do Futebol. Certificado em acessibilidade em Museus pelo IBRAM. Atua há mais de 10 anos com educação museal, mediações e pesquisas relacionadas ao esporte e cultura.

Júlia Paccanaro Rosa

É bacharela em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e cursa MBA em Gestão de Museus e Inovação (UNIMAIS, Expomus e ABGC). Atua em museus desde 2012, tendo experiência em mediação cultural; formação de educadores e professores; desenvolvimento de atividades educativas, oficinas, jogos e materiais de apoio; além de pesquisa e criação de conteúdo educativo para livros, vídeos e redes sociais. Atualmente, exerce a função de educadora plena no Museu do Futebol, onde trabalha desde 2018.

Kenji Higashi

Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com formação técnica em Audiovisual, Roteiro e Edição Cinematográfica, editando produções como a série “(Des)Encontros “dirigido por Rodrigo Bernardo da Chocolate Filmes, documentários “Eu quero ouvir Maria” e “Grajaú conta Dandara, Grajaú conta Zumbi” do Coletivo Sasso e como editor e produtor no canal do YouTube “A Esperança do Pedro Bandeira”.Oficineiro de audiovisual, atuou em mais de 144 cidades do interior de São Paulo pelo programa Pontos MIS.Atualmente como parte integrante da comunicação do Festival Entretodos.Educador do Museu do Futebol, São-paulino e entusiasta da seleção japonesa.Praticante do esporte, treinou na Academia de goleiros do Zetti “Fechando o Gol” e é um goleiro entusiasta da posição. Ajudou nas pesquisas e formação da exposição temporária sobre goleiros “Tempo de Reação” em 2021 no Museu do Futebol.
Veja também:
  • 23 de janeiro de 2024

    Vídeo Educativo – A estrela da TV

    Diego Sales, Emerson Prata, Kenji Higashi, Raphael dos Santos Vasconcelos da Silva, Shirley Espejo
  • 16 de janeiro de 2024

    Vídeo Educativo – Nada será como antes

    Amaury Costa Brito, Kenji Higashi
  • 16 de novembro de 2023

    Vídeos Educativos – Você sabe quem eu sou?

    Diego Sales, Kenji Higashi, Shirley Espejo