Este artigo se dedica a compreender como a transmissão futebolística da emissora Rádio Nacional constrói discursivamente os ídolos nacionais do referido esporte, focando nos atletas da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1970. Nos valemos dos Estudos Discursivos Foucaultianos, a fim de observar as regularidades discursivas presentes na narração. O gesto de análise recai sobre como o discurso fabrica os sujeitos sobre os quais fala, objetivando-os e, não obstante, subjetivando-os neste mesmo processo. Nomeação valorativa dos jogadores; Narrativa das jogadas de destaque; Avaliação da arbitragem: o desafio na trajetória do herói; Comentarista e narrador: da posição sujeito de especialista/técnica a de torcedor; e a sonoplastia: trilha sonora, efeitos sonoros e o silêncio são as cinco regularidades encontradas. Observou-se que ídolo é criado no exato momento em que o discurso é produzido e colocado em circulação para os ouvintes brasileiros, produzindo sentidos sobre e para os atletas.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso, Transmissão Futebolística, Rádio, Ídolos, Futebol Brasileiro