Ao mesmo tempo em que a geografia escolar vem apresentando abordagens limitadas quanto a certas áreas da disciplina, como a geopolítica, o currículo vem se mostrando pouco capaz de incorporar a construção do conhecimento como aspecto central do processo educativo. Faz-se necessário assim tanto uma ampliação das abordagens geopolíticas em aulas de geografia quanto melhor definir o papel do conhecimento em sala de aula. No contexto brasileiro, o futebol se apresenta como elemento relevante em nossa sociedade, de forma que somos capazes de nos utilizarmos dele em aulas de geografia como elemento de conexão entre a vida cotidiana dos alunos e os conhecimentos da disciplina. Assim, este trabalho busca analisar a potencialidade de construção de conhecimentos geográficos poderosos a partir da relação entre futebol e antigeopolítica. Para atender tal objetivo, desenvolvemos e realizamos uma atividade pedagógica a partir da relação entre futebol e antigeopolítica, de forma que fosse possível verificarmos a pertinência de nossa discussão teórica no ambiente de sala de aula. Os resultados da atividade apontam para a relevância do futebol enquanto elemento de mediação entre os conhecimentos dos alunos e os conhecimentos disciplinares, assim como a contribuição da antigeopolítica como possibilidade para construção de conhecimentos poderosos.
Palavras-chave: Educação geográfica, Aprendizagem significativa, Geografia do futebol, Antigeopolítica