Democracia e 111 anos de Corinthians

Data início: 01/09/2021Data de encerramento: 01/09/2021Horário de início: 20:00Local: Canal do Ludopédio

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

O Sport Club Corinthians Paulista completa mais um ano de existência nesta quarta-feira, 01/09. É esperado que as narrativas enaltecedoras da história e forjadoras da identidade do clube tomem conta das ações de marketing e das homenagens de torcedores nesta data celebrativa.

Certo é que alguns traços marcantes dessa identidade corinthiana se mantém cada vez mais fortes e outros parecem ter se esvaziado – ao menos, para um uma fatia maior da torcida. Se por um lado o “bando de loucos” do “time do povo” segue sendo cultivado até mesmo nas arquibancadas de seu estádio, a nem tão distante “Democracia Corinthiana” está longe de receber o mesmo acolhimento da sua torcida. E tampouco da sua diretoria. A experiência mais democrática da história do futebol brasileiro foi objeto de estudo no doutorado do antropólogo José Paulo Florenzano, publicado há 10 anos e relançado em 2021 pela #EditoraLudopédio.

O legado da Democracia Corinthiana dentro da instituição é um assunto no mínimo controverso. O atual presidente do clube, Duílio M. Alves é filho do sociólogo Adilson M. Alves, diretor de futebol que viveu e participou da construção coletiva da #DemocraciaCorinthiana. No entanto, o assunto segue quase como um tabu pela nova velha gestão do clube.

Já a obra do professor Florenzano segue, indubitavelmente, como a mais importante sobre o tema. E se constitui mais que uma obra de referência da antropologia do esporte: é um artefato político extraordinário e necessário para o Brasil que vivemos. Nesta quarta, o anfitrião Marco Lourenço (Ludopédio) recebe Max Rocha (Mestre em História), Leonor Macedo (jornalista e produtora de conteúdo) e Plinio Labriola (Doutor em História) para sabatinar o autor do clássico #DemocraciaCorinthiana, o grande pesquisador JP Florenzano. Nesta quarta, a partir das 20h!

Veja também:
    • 25 de abril de 2024

      163ª Reunião do Memofut

      • 22 de abril de 2024

        Documentário Futebol e Política | Marrocos

        • 20 de abril de 2024

          Ciências do Esporte na América Latina e na Alemanha