Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1807-3026

A Cobertura esportiva em tempos de plataformização

Número

n. 44

Ano

2024

Volume

v. 22

Páginas

p. 216-228

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar os recursos de cobertura multiplataforma das emissoras de rádio do Ceará com programação esportiva. Utilizamos como objeto de estudo os programas Esportes do Povo (O POVO/CBN), Jogada (Verdinha FM) e Futebolês (Jangadeiro/Band News). Nosso referencial teórico parte dos conceitos de Rádio expandido (KISCHINHEVKSY, 2016), rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010) e Plataformização (POELL, VAN DIJCK e NIEBORG, 2020). Utilizamos como metodologia o estudo de caso (DUARTE, 2008) e a coleta de dados no acervo digital das emissoras. Como resultado, concluímos que a cobertura esportiva no rádio está cada vez mais visual, extrapolando sua base tradicional, que é apenas sonora, incorporando diferentes elementos do universo digital.

PALAVRAS-CHAVE: RÁDIO; COBERTURA ESPORTIVA; PLATAFORMIZAÇÃO.

Resumo (outro idioma)

Esta investigación tiene como objetivo analizar los recursos de cobertura multiplataforma de las estaciones de radio de Ceará con programación deportiva. Utilizamos como objeto de estudio los programas Esportes do Povo (O POVO/CBN), Jogada (Verdinha FM) y Futebolês (Jangadeiro/Band News). Nuestro marco teórico se basa en los conceptos de Radio Expandida (KISCHINHEVKSY, 2016), radio hipermedia (LÓPEZ, 2010) y Plataformaización (POELL, VAN DIJCK y NIEBORG, 2020). Se utilizó la metodología de estudio de caso (DUARTE, 2008) y la recolección de datos de la colección digital de las emisoras. Como resultado, concluimos que la cobertura deportiva en la radio es cada vez más visual, superando su base tradicional, que es únicamente sonora, incorporando diferentes elementos del universo digital.

PALABRAS CLAVE: RADIO; COBERTURA DEPORTIVA; PLATAFORMAIZACIÓN.

Abstract

This research aims to analyze the multiplatform coverage resources of radio stations in Ceará with sports programming. We used as object of study the programs Esportes do Povo (O POVO/CBN), Jogada (Verdinha FM) and Futebolês (Jangadeiro/Band News). Our theoretical framework is based on the concepts of Expanded Radio (KISCHINHEVKSY, 2016), hypermedia radio (LOPEZ, 2010) and Platformization (POELL, VAN DIJCK and NIEBORG, 2020). We used the case study methodology (DUARTE, 2008) and data collection from the broadcasters’ digital collection. As a result, we concluded that sports coverage on radio is increasingly visual, going beyond its traditional base, which is only sound, incorporating different elements from the digital universe.

KEY WORDS: RADIO; SPORTS COVERAGE; PLATFORMIZATION.

Referência

BALACó, Bruno; LIMA, Maria Érica de Oliveira. A Cobertura esportiva em tempos de plataformização. Revista Latinoamericana de Ciencias de La Comunicación. São Paulo, v. 22, n. 44, p. 216-228, 2024.