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Dissertação

A formação do treinador de futebol

Análise de competências, modelos e necessidades de formação
Ano

2005

Faculdade/Universidade

Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de de Lisboa

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Treino do Jovem Atleta

Páginas

150

Arquivos

Resumo

O estudo pretende identificar as percepções dos treinadores de futebol e dos dirigentes desportivos acerca do perfil de competências específicas dos treinadores, acerca das suas necessidades de formação bem como caracterizar as suas perspectivas relativamente à formação inicial e contínua, verificando a influência de variáveis como a idade, o nível de escolaridade, tipo de formação, experiência profissional, nível e anos de prática como atleta, comparando, ainda, as percepções de dirigentes e de treinadores. Participaram no estudo 116 Treinadores e 50 Dirigentes, tendo-se, para o efeito, construído e aplicado um questionário. O questionário foi objecto de validação. Os dados foram tratados através de estatística descritiva e inferencial, nomeadamente X2 e Análise da Variância (ANOVA). O estudo descreve características gerais dos treinadores, a sua formação, o perfil de competências desejado, as condições de acesso percebidas como adequadas, as entidades que entendem ser responsáveis pela formação inicial, as estratégias de formação contínua que valorizam, as necessidades de formação e as características do treinador que consideram justificadas e as fontes de conhecimento profissional percepcionadas pelos inquiridos. No Perfil de competências percepcionado pelos treinadores, o nível de escolaridade é o grande diferenciador. A experiência profissional e as restantes variáveis introduzem pouca variabilidade. Os treinadores sentem maiores necessidades de formação nas áreas “Técnica e Táctica”, “Equipamentos e Tecnologias” e a “Metodologia do Treino”. A percepção das necessidades de formação é independente dos grupos de treinadores e as variáveis que as determinam são, dominantemente, a idade e o nível de escolaridade. Os treinadores valorizam mais as competências que estão directamente relacionados com as suas tarefas diárias e com a sua actividade pedagógica, e por seu lado, os dirigentes atribuem uma maior valorização às competências relacionadas com as questões sociais, regulamentares e de gestão do treinador, não se notam diferenças significativas ao nível da percepção e valorização das diferentes variáveis.

Palavras-chave: Formação, Treinadores, Futebol, Competências, Necessidades, Modelos

Abstract

This study intends to identify the perceptions of soccer coaches and sport directors concerning the profile of specific professional skills and competencies and its educational needs of initial and continuous professional training. The study characterizes their perspectives about initial and continuous education, verifying the influence of variables as age, academic level, type of formal training, professional experience and level and years of practice as athlete. We compare, also, the perceptions of coaches and directors. 116 coaches and 50 directors participated in the study. We constructed and applied a questionnaire. The questionnaire was submitted to expert validation. The data had been treated through descriptive and inferential statistics, namely X2 and ANOVA. The study describes general coaches characteristics, its formal professional training, the profile of skills they see as desired, there perceived conditions of training access, the organizational entities they understand able to be responsible for the initial formation, the strategies of continuous education they value, the professional education needs and deficiencies and the sources of professional knowledge. Academic Level was the skill and competencies profile great differentiator. All other variables introduced little variability in the perceived profile. Coaches’ great’s educational needs were “Technique and Tactic”, “Equipment and Technologies” and “Training Methodology “, in a technical approach to the profession, valuing immediate and practical professional skills. The professional perceived needs were determined by age and academic level. Between coaches and directors there were some significant differences. Coaches values more skills that were related with their daily tasks and their pedagogical activity and directors attribute a bigger valuation to the abilities related with social matters, management skills and sport rules and regulation knowledge.

Key-Words: Coaches Education, Football, Competencies, Needs, Education Models

Sumário

CAPITULO I – INTRODUÇÃO, 1
1. Introdução, 1
1.1. O Treinador Desportivo, 3
1.2. O Treinador de Futebol: contexto legal e institucional, 6
1.2.1. A formação na CEE, 13
1.3. Perfil Geral de Competências, 17
1.4. A Formação do Treinador, 25
1.5. Modelos de Formação, 27
1.6. Desenvolvimento Profissional, 27
1.7. Representação do treinador quanto à formação, 33
1.8. Hipótese do estudo, 40

CAPITULO II – MÉTODO, 44
1. Introdução, 44
2. Sujeitos, 44
3. Variáveis, 44
3.1. Variáveis independentes, 44
3.2. Variáveis dependentes, 46
4. Instrumentos, 46
4.1 Validação dos Instrumentos, 48
5. Procedimentos, 48

CAPÍTULO III – RESULTADOS E DISCUSSÃO, 50
1. Introdução, 50
2. Caracterização da Amostra, 50
3. Caracterização da Formação de Treinadores, 53
3.1. Formação obrigatória, 54
3.2. Formação não obrigatória, 55
4. Análise das percepções dos treinadores, 58
4.1. Perfil de Competências do Treinador, 58
4.2. Condições de Acesso à Formação, 80
4.3. Entidades Responsáveis pela Formação Inicial do Treinador, 85
4.4. Estratégias de Formação Contínua do Treinador, 86
4.5. Necessidades de Formação, 89
4.6. Características do treinador e suas fontes de conhecimento, 95
5. Análise descritiva das percepções dos dirigentes acerca da formação dos Treinadores, 101
5.1 Perfil de Competências percepcionado, 101
5.2. Condições de Acesso à Formação, 104
5.3. Entidade Responsável pela Formação Inicial do Treinador, 106
5.4. Estratégias de Formação Contínua do Treinador, 106
5.5. Características do treinador e suas fontes de conhecimento, 107
6. Análise comparativa entre os Treinadores e os Dirigentes, 108

CAPÍTULO IV – CONCLUSÕES, 117

CAPÍTULO V – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 128

Referência

COSTA, João Paulo Azevedo da. A formação do treinador de futebol: Análise de competências, modelos e necessidades de formação. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Treino do Jovem Atleta) - Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de de Lisboa, Lisboa, 2005.
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