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Dissertação

A importância da leitura na tomada de decisão do goleiro de futebol na defesa do pênalti

Ano

2019

Faculdade/Universidade

Universidade da Madeira Departamento de Educação Física e Desporto

Co-rientador

Helder Manuel Arsénio Lopes

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Atividade Física e Desporto

Páginas

103

Arquivos

Resumo

A marcação de pênaltis durante as partidas de futebol, tem muitas vezes um caráter decisivo para o jogo ou até para o campeonato, apesar do sucesso da sua marcação ser ainda muitas vezes atribuído à sorte. Tendo como base concetual o Modelo dos Desportos Coletivos (Almada, Fernando, Lopes, Vicente, Vitória, 2008) o presente estudo teve como objetivo compreender a relação dialética de tempos entre goleiro e rematador identificando o tempo que o goleiro demora a perceber a direção que a bola irá tomar em relação ao tempo de ação do rematador. Paralelamente testámos diferentes tipos de intervenção no treino do goleiro para compreender a influência destas na leitura e tomada de decisão do goleiro. O estudo foi aplicado a uma amostra não-probabilística intencional, composta por seis (06) goleiros de futebol que atuam na categoria classificada como sub-17 masculino, divididos em 3 grupos; Grupo controle(G1), Grupo Intervenção sem orientação (G2) e Grupo Intervenção com orientação direcionada(G3) e (10) rematadores se revezaram nos remates de pênaltis. Foi utilizado o programa Kinovea 0.8.15 para estudar e analisar as variáveis: tempo de reação do goleiro; tempo de leitura do goleiro; tempo disponível para a leitura do remate; acerto dos goleiros. A análise estatística realizada pelo programa SPSS Statistics versão 20 analisou os cruzamentos das variáveis, e as medidas repetidas. O grupo com orientação direcionado G3, apresentou diferenças nos testes iniciais e finais em relação ao grupo controle G1 e ao grupo com intervenção sem orientação G2 relativamente ao tempo de leitura que aumentou de 1,06s para 1,33s enquanto nos outros grupos quase não houve variação. Também no tempo disponível para a leitura do remate e acerto dos goleiros o G3 teve uma maior evolução em termos percentuais do teste inicial para o teste final. Relativamente às categorias criadas para referênciar a tomada de decisão do goleiro em relação ao movimento do rematador (pé de apoio um passo antes da bola, pé de apoio ao lado da bola, pé de apoio na bola com remate iniciado) verificou-se um maior aumento percentual, do teste inicial para o teste final, do G3 em relação à categoria pé de apoio ao lado da bola. Consideramos que este estudo nos permitiu compreender a importância da leitura na tomada de decisão do goleiro de futebol, na defesa do pênalti e que os resultados obtidos no grupo de intervenção (G3) nos abrem boas perspectivas de aplicação para o treino desta situação.

Palavras chaves: Futebol; Goleiro; Pênalti, Tomada de decisão, Leitura.

Resumo (outro idioma)

Le score de pénalité lors des matchs de football est généralement déterminant pour le jeu ou même pour le championnat, bien que le succès de son score soit souvent attribué à la chance. Basée sur le modèle sportif collectif (Almada, Fernando, Lopes, Vicente, Vitória, 2008), cette étude visait à comprendre la relation dialectique du temps entre le gardien de but et le gardien de but, en identifiant le temps que le gardien de but met à réaliser de la direction que prendra la balle par rapport au temps d’action du tireur. En parallèle, nous avons testé différents types d’intervention dans la formation des gardiens de but afin de comprendre leur influence sur la lecture et la prise de décision de ces derniers. L’étude a été appliquée à un échantillon intentionnel non probabiliste, composé de six (06) gardiens de but de football travaillant dans la catégorie des hommes de moins de 17 ans, divisés en 3 groupes; Le groupe témoin (G1), le groupe d’intervention sans guide (G2) et le groupe d’intervention à orientation guidée (G3) et (10) tireurs se relayaient dans les tirs. Le logiciel Kinovea 0.8.15 a été utilisé pour étudier et analyser les variables suivantes: temps de réaction du gardien de but; temps de lecture du gardien de but; temps disponible pour lire le backtack; Gardien de but touché. L’analyse statistique effectuée par le programme SPSS Statistics version 20 a analysé les intersections de variables et les mesures répétées. Le groupe cible G3 a montré des différences dans les tests initial et final par rapport au groupe témoin G1 et au groupe d’intervention non G2 en ce qui concerne le temps de lecture qui est passé de 1,06 à 1,33 s, tandis que dans les autres groupes, il n’y avait presque pas de différence. . variation De plus, le temps disponible pour lire le tir du gardien et toucher le G3 avait une plus grande évolution en pourcentage entre le test initial et le test final. En ce qui concerne les catégories créées pour faire référence à la décision du gardien de but concernant le mouvement du gardien de but (pied d’appui un pas avant le ballon, pied d’appui près du ballon, pied d’appui lors du coup d’envoi), augmentation en pourcentage plus importante du test initial au test final de G3 par rapport à la catégorie de pied de soutien à côté du ballon. Nous pensons que cette étude nous a permis de comprendre l’importance de la lecture dans le processus décisionnel du gardien de but de football, dans la défense de la pénalité et que les résultats obtenus dans le groupe d’intervention (G3) ouvrent de bonnes perspectives d’application pour l’entraînement de cette situation.

Mots-clés: football; Gardien de but; Bien Prise de décisions; La lecture

Abstract

Penalty scoring during football matches is often decisive for the game or even the championship, although the success of their scoring is still often attributed to luck. Based on the Collective Sports Model (Almada, Fernando, Lopes, Vicente, Vitória, 2008), this study aimed to understand the dialectical relationship of times between goalkeeper and goalkeeper, identifying the time that the goalkeeper takes to understand the direction that the ball will take in relation to the action time of the shooter. In parallel we tested different types of intervention in goalkeeper training to understand their influence on goalkeeper reading and decision making. The study was applied to an intentional non-probabilistic sample, composed of six (06) soccer goalkeepers who work in the under-17 male category, divided into 3 groups; Control group (G1), Intervention group without guidance (G2) and Intervention group with directed orientation (G3) and (10) shooters took turns in the shoot-outs. Kinovea 0.8.15 software was used to study and analyze the following variables: goalkeeper’s reaction time; goalkeeper reading time; time available for reading the backtack; goalkeeper hit. Statistical analysis performed by the SPSS Statistics version 20 program analyzed the intersections of variables and repeated measurements. The G3 targeted group showed differences in the initial and final tests compared to the G1 control group and the non-G2 intervention group with respect to the reading time which increased from 1.06s to 1.33s while in the other groups there was almost no difference. variation. Also in the time available to read the goalkeeper’s shot and hit the G3 had a greater evolution in percentage from the initial test to the final test. Concerning the categories created to reference the goalkeeper’s decision regarding the goalkeeper’s movement (support foot one step before the ball, support foot beside the ball, support foot on the kick-off) there was a greater percentage increase from the initial test to the final test of G3 relative to the support foot category next to the ball. We consider that this study allowed us to understand the importance of reading in the soccer goalkeeper’s decision making, in the defense of the penalty and that the results obtained in the intervention group (G3) open us good application perspectives for the training of this situation.

Keywords: Football; Goalkeeper; Penalty; Decision making; Reading.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 15

2 JUSTIFICAÇÃO, 19

3 PROBLEMA, 20

4 OBJETIVOS, 20
4.1 OBJETIVOS GERAIS, 20
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS, 21

5 REVISÃO DA LITERATURA, 22
5.1 FUTEBOL, 23
5.2 PENALTI, 24
5.3 AÇÃO MOTORA DE REMATE, 25
5.4 ESTUDOS SOBRE A POSIÇÃO E A DEFESA DO GOLEIRO, 26
5.5 ESTRATÉGIA DO GOLEIRO NO PÊNALTI, 27
5.6 CAPACIDADES FÍSICAS DO GOLEIRO, 28
5.7 ESTUDOS ANALISADOS PELA BIOMECÂNICA, 29
5.8 TEMPO DE REAÇÃO DO GOLEIRO, 30
5.9 ESTUDO DO MODELO DOS DESPORTOS COLETIVOS, 30

6 METODOLOGIA, 34
6.1 AMOSTRA, 34
6.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 34
6.3 PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS, 39

7 MATERIAL, 42

8 RESULTADOS E DISCUSSÃO,  43
8.2 TEMPO MÉDIO DE REAÇÃO POR GRUPO DE GOLEIRO, 45
8. 3 TEMPO DISPONIVEL PARA A LEITURA DO REMATE (TDLR) ENTRE OS TESTES INICIAL E FINAL, 46
8.4 EVOLUÇÃO DO TEMPO DISPONIVEL PARA A LEITURA DO REMATE ENTRE OS TESTES INICIAL E FINAL, 47
8.5 TEMPO DE LEITURA DOS GOLEIROS NOS TESTES INICIAL E FINAL, 48
8.6 EVOLUÇÃO NOS TEMPOS DE LEITURA DO GOLEIRO (TLG), 50
8.7 POSIÇÃO DO PÉ DE APOIO EM RELAÇÃO À BOLA NO TEMPO DISPONIVEL PARA A LEITURA DO REMATE NO TESTE INICIAL POR GRUPOS DE GOLEIROS, 51
8.9 EVOLUÇÃO DO TEMPO DISPONIVEL PARA A LEITURA DO REMATE NO TESTE INICIAL E FINAL POR POSIÇÃO DO PÉ DE APOIO DO REMATADOR, 52
8.10 CRUZAMENTOS DE VARIÁVEIS CATEGÓRICAS DO TEMPO DISPONIVEL PARA A LEITURA DO REMATE POR GRUPOS, 53
8.12 EVOLUÇÃO NO ACERTO DOS GOLEIROS POR GRUPOS, 56
8.13 ACERTOS DO GOLEIRO VERSUS TEMPO DISPONIVEL PARA A LEITURA DO REMATE, 57
8.15 ANÁLISE DO TEMPO DISPONIVEL PARA A LEITURA DO REMATE POR GRUPO, 59
8.16 TESTE DE POST HOC, 61

10 REFERÊNCIAS, 67
ANEXOS, 73

Referência

COSTA, Airton Ozório. A importância da leitura na tomada de decisão do goleiro de futebol na defesa do pênalti. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Atividade Física e Desporto) - Universidade da Madeira Departamento de Educação Física e Desporto, Funchal, 2019.
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