Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Fortaleza para consumo

o discurso de construção da cidade-sede da alegria nos guias da copa do mundo FIFA 2014
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

144

Arquivos

Resumo

O presente trabalho investiga as proposições de consumo da cidade de Fortaleza como sede da Copa do Mundo FIFA 2014, por meio da análise de discurso dos guias de cidade lançados para o evento. Os megaeventos têm despontado como uma das diversas estratégias de intervenção no espaço e na imagem das cidades contemporâneas. Anunciadas em maio de 2009, as doze sedes da Copa do Mundo sediada no Brasil passaram por transformações físicas e simbólicas, buscando apresentar-se como locais viáveis para a realização do megaevento. Neste contexto, guias de cidade surgem como roteiros orientadores do que ‘deve’ ser desfrutado nas sedes em questão, propondo percursos de consumo do espaço urbano. Adotando a metodologia de Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson (2007), analisou-se aspectos históricos e contextuais do objeto tratado. Como base para a análise dos guias foram empregados os referenciais da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001) e, por fim, foram propostas interpretações e re-interpretações para o fenômeno. O intento foi pontuar como os guias compõem um discurso de releitura, (re)consumo e (re)definição do espaço por meio da comunicação orientadora da vivência da Fortaleza turística, durante a recepção do megaevento, buscando nos destaques e apagamentos identificados na construção discursiva da cidade-sede.

Abstract

This study investigates consumption propositions of Fortaleza as one of the host cities of FIFA World Cup 2014, through discourse analysis of city guides released for the event. The megaevents have emerged as one of several intervention strategies in space and in the image of contemporary cities. Announced in May 2009, the twelve host cities of the World Cup based in Brazil went through physical and symbolic transformations, seeking to present themselves as viable places for the realization of megaevents. In this context, city guides appear as the guidance plataform of what ‘should’ be enjoyed at the headquarters in question, proposing urban space consumption paths. Adopting the methodology of Depth Hermeneutics (HP), proposed by John B. Thompson (2007), were analyzed historical and contextual aspects of the treated object. As a basis for analysis of the guides it was employed the references of Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2001) and finally proposed interpretations and re-interpretations of the phenomenon. The intent was to portrait as the guides makes a rereading of speech, (re) consumption and (re)defining of the space by guiding communication experience of tourists and citizens during Fortaleza hosting of the megaevent, aiming to identify the highlights and erasures perceived in the discursive construction of the host city.

Sumário

1.INTRODUÇÃO, 10

2. CAPÍTULO I – FORTALEZA: CIDADE-SEDE, 15
2.1. O Consumo e a Cidade: entre o tempo, o espaço e a comunicação, 17
2.2. O Espaço: Fortaleza – uma cidade do mar, do clima, da hospitalidade e da
contradição ,26
2.3. O Tempo: Copa do Mundo FIFA 2014 – percurso para o Brasil sede, 39
2.4. Fortaleza – cidade-sede da alegria: especificidades do espaço em tempo de
megaevento, 48

3. CAPÍTULO II – GUIAS DE CIDADE-SEDE: DISCURSO DE SÍNTESE DO LUGAR, 60
3.1 Da natureza do guias turísticos: histórico e públicos, 60
3.2 Os Guias de cidades para a construção da imagem-síntese do lugar, 65

4. CAPÍTULO III – O DISCURSO DOS GUIAS DA CIDADE-SEDE DA ALEGRIA, 71
4.1 Procedimentos metodológicos: o emprego da análise de discurso crítica, 71
4.2 Delimitação e Classificação do Corpus, 73
4.3 Discurso dos guias da cidade-sede da alegria, 75
4.3.1 A cidade-sede, 77
4.3.2 Público-Alvo, 85
4.3.3 Experiência, 88

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS, 96

REFERÊNCIAS, 99

ANEXOS, 112

Referência

SILVA, Emylianny Brasil da. Fortaleza para consumo: o discurso de construção da cidade-sede da alegria nos guias da copa do mundo FIFA 2014. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A