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Dissertação

Futebol

Ano

2015

Faculdade/Universidade

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Orientador(a)

Teresa Fonseca

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado de Ciências do Desporto

Páginas

53

Arquivos

Resumo

O presente relatório de estágio profissionalizante enquadra-se no âmbito do trabalho final de Mestrado em Ciências do Desporto – Especialidade de Treino Desportivo, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Como tal, foi realizado um estágio na Escola Academia Sporting – Telheiras (EAS) e ao mesmo tempo na Academia Superball, em funcionamento no Colégio Planalto em Telheiras, com o objetivo de acompanhar equipas de futebol de formação na EAS, neste caso 2 equipas de benjamins e uma de infantis, e de acompanhar duas turmas a funcionar em registo de atividades de enriquecimento curricular (AEC’s) de futebol, no Colégio Planalto, uma turma de petizes e uma de traquinas. Durante o meu estágio profissionalizante passei por três fases diferentes. Inicialmente passei por uma fase de integração e por isso de observação para perceber o modo de funcionamento quer da escola quer do colégio. Era crucial perceber as rotinas, o tipo de linguagem utilizada, a postura e a dinâmica dos treinos. Gradualmente fui assumindo um papel mais interventivo, na grande maioria dos treinos/aulas e devido ao número avultado de elementos as turmas eram divididas em, pelo menos, duas estações, assumindo eu uma dessas estações, explicando os exercícios, a parar quando necessário e a fornecer o feedback que eu achasse apropriado em cada situação, esta foi uma fase de maior intervenção minha no processo de treino. Por fim, e quando já estava completamente integrado no processo atinjo uma fase de planeamento e avaliação em que comecei a ajudar na planificação dos mesociclos (cinco semanas), sugerindo exercícios que achava adequados para os objetivos decididos pelo treinador principal e também na avaliação dos atletas/alunos atribuindo notas em conjunto com o treinador principal aos atletas consoante o rendimento nos treinos e jogos. No Colégio o grande objetivo era proporcionar aos alunos muitas e variadas experiências motoras, permitir-lhes conhecer o corpo e o que são capazes de fazer com ele, mas mais do que isso foi interessante perceber o motivo pelo qual eles eram inscritos, existindo cada vez mais uma preocupação de um grupo social mais elitista em inserir os filhos em grupos, de modo a poderem começar desde tenra idade a construir o IV curriculum vitae. Por sua vez na EAS o objetivo era trabalhar os princípios do jogo de futebol e prepará-los para a entrada em equipas de competição.

Palavras-chave: futebol; formação; integração; intervenção; contexto.

Abstract

The present professionalizing internship report fits in the final work of the masters in Sports Science – Specialized in Sports Training, at Superior School of Education, Communication and Sport from Guarda’s Polytechnic Institute. As such, it was realized an internship in Sporting School Academy – Telheiras (SSA) and at the same time in Superball Academy, running on Planalto College, Telheiras, with the aim of monitoring several teams of formation football at SSA, in this case two teams at the age of 9-10 and one at the age 11-12, and monitoring two classes working as activities of curricular enrichment (ACE), at Planalto College, one class at the age of 5-6 and another at the age of 7-8. During my professionalizing internship I passed through three different phases. Initially I spent by an integration phase, and therefore, observation to understand the mode of operation or the school or the college. It was crucial to understand the routine, the type of used language, the posture and dynamic of the practices. I was gradually assuming a stronger role, in the large majority of lessons/practices and due to the high number of elements, classes were divided in, at least, two stations, one of them assumed by me, explaining the exercises, stop them when necessary and providing the appropriate feedback, this was a phase of greater intervention of mine in the training process. Finally, when I already were fully integrated in the process I reach the planning and evaluation phase where I started to help planning practices, suggesting appropriate exercises within the goal, and I helped to evaluating athletes, giving them grades according to their performance. The greater goal at College, was to provide students as many motor experiences we could, and allow them to know their body and what they could do with it, more than anything it was interesting to realize the reason they were registered. There is increasingly a concern of a social group more elitist in insert the children in groups, so that they can start from a very early age to build their curriculum vitae. By his time in SSA the objective was to work the principles of the game of football and prepare them for entry into competitive teams.

Key words: football; formation; integration; intervention.

Sumário

Página de Função, I
Agradecimentos, II
Resumo, III
Abstract, V
Lista de Siglas, VI
1 – Introdução, 1
2 – Contextualização Teórica, 2
2.1 – O jogo de futebol, 2
2.2 – O formador de jovens, 7
2.2.1 – Educar a atitude na aprendizagem do futebol, 8
2.2.2 – Estratégias de organização e intervenção, 9
2.3 – Futebol de rua, 12
3 – Contextualização Prática, 18
3.1 – Caracterização das Instituições de Trabalho, 18
3.2 – Grupos de Trabalho, 21
3.3 – Atividades e Formações, 26
4 – Densidade e complexidade durante o processo de treino, 30
4.1 – Introdução, 30
4.2 – Método, 31
4.3 – Resultados, 31
4.4 – Aplicações Práticas, 34
Conclusão, 35
Bibliografia
Anexos

Referência

MONTEIRO, Paulo Jorge Amaral. Futebol. 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado de Ciências do Desporto) - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Guarda, 2015.
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