Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Futebol e política externa brasileira: entre o político-identitário e o comercial

Periódico / Revista

EF Deportes

Número

n. 104

Ano

2007

Volume

v. 11

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Buenos Aires

Arquivos

Resumo

O futebol se consolidou no mundo moderno como um importante meio de interação social entre povos e culturas indo muito além dos gramados e estádios. No entanto, os estudos na área de relações internacionais sobre estes processos são ainda escassos. Historicamente, o futebol foi sendo apropriado no Brasil para a defesa de diversos interesses políticos, econômicos e/ou culturais internos e externos. Se em um primeiro momento esta apropriação tinha mais um caráter político-identitário mais forte, as transformações mais recentes surgidas com a globalização têm feito com que interesses econômicos transnacionais dominem o esporte. Assim o objetivo deste trabalho é discutir interação do futebol com a Política Externa Brasileira tendo como estudo de caso a Política Externa do Governo Lula e a promoção do “Jogo da Paz” no Haiti em 2004 no âmbito da presença brasileira na missão de paz no país, suas causas, conseqüências e interesses envolvidos neste uso político do futebol.

Abstract

Football has consolidated itself in the modern world as an important way of social exchange between people and cultures going beyond the limits of fields and stadiums. Nevertheless, studies in the discipline of international relations are still scarce about this process. Historically, football has been appropriated in Brazil to promote political, economical and cultural interests both internally and externally. If in the first moment this actions had more a political-identity face, recent transformations uprising with globalization have led to the dominance of transnational economical interests in football. Having this facts in mind, the purpose of this work it to discuss the relationship between football and the Brazilian Foreign Policy having as a case study the Foreign Policy of Lula and its promotion of the “Peace Game” in Haiti in 2004 as part of the peacekeeping operations in the country and the causes, consequences and interests involved in the promotion of this “football policy”.

Referência

BIAZZI, Alessandro; FRANCESCHI NETO, Virgílio. Futebol e política externa brasileira: entre o político-identitário e o comercial. EF Deportes. Buenos Aires, v. 11, n. 104, 2007.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A