Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2178-5945

Futebol, educação e psicanálise no processo civilizatório: a transdisciplinaridade na praxis

Periódico / Revista

Corpoconsciência

Ano

2023

Volume

v. 27

Páginas

p .e16614

Arquivos

Resumo

Essa investigação analisou uma proposta de planejamento pedagógico partindo da suposição que o saber procedente da abordagem transdisciplinar – dentre elas a psicanalítica e suas interfaces com a educação, a percepção do significado do futebol e do processo civilizatório – pode ser impactante em seus intentos nos diferentes contextos educacionais e socioculturais. Deste modo, a investigação teve como objetivo sugerir e refletir sobre alguns referenciais para a formação continuada e a ação do bom professortreinador, ampliando-se a abrangência da compreensão do alunoatleta na situação do jogo de futebol. O “processo formativo esportivo”, nomeadamente para esta investigação, se configurou quanto ao domínio que pesquisou e analisou a ação pedagógica no treinamento da modalidade, propondo a utilização do jogo enquanto dispositivo sublimatório e didático essencial no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, abrangeu-se a intervenção do professortreinador e sua relação (contra) transferencial com o alunoatleta, nos procedimentos de transmissão e aquisição dos saberes. Assim sendo, concluiu-se e sugeriu-se que esta proposta fosse ajustada à menção da transdisciplinaridade, caracterizando o profissional na categoria de um “bom professortreinador” que seja, incessantemente, implicado por uma reflexão sobre sua ação: a práxis.

Palavras-chave:  Jogo, Futebol, Educação, Psicanálise, Transdisciplinaridade

Resumo (outro idioma)

Esta investigación analizó una propuesta de planificación pedagógica basada en la suposición de que el conocimiento del enfoque transdisciplinario, entre el cual el psicoanálisis y sus interfaces con la educación, la percepción del significado del futbol en el juego/deporte y el proceso civilizador, puede tener un impacto en sus intenciones. en diferentes contextos educativos y socioculturales. De esta manera, la investigación tuvo como objetivo emerger y reflexionar sobre algunas referencias para la educación continua y la acción de un buen maestro-entrenador, ampliando el alcance de la comprensión del alumno-atleta de la situación del futbol. El “proceso de entrenamiento deportivo”, es decir, para esta investigación, se configuró en cuanto al dominio que investigó y analizó la acción pedagógica en el entrenamiento de modalidades deportivas, proponiendo el uso del juego como un dispositivo esencial y didáctico en el proceso de enseñanza yaprendizaje. Por lo tanto, se cubrió la intervención del maestro-entrenador y su relación (contra) transferencial con el alumno-atleta, en los procedimientos de transmisión y adquisición de conocimiento. Por lo tanto, se concluyó y sugirió que esta propuesta se ajustara a la mención de la transdisciplinariedad, que caracteriza al profesional en la categoría de un “buen entrenador de maestros” que está, sin cesar, implicado por una reflexión sobre la acción: la praxis.

Palabras clave: Juego;Fútbol;Educación;Psicoanálisis;Transdisciplinariedad.

Abstract

This investigation analyzed a pedagogical planning proposal based on the assumption that knowledge from the transdisciplinary approach -among which psychoanalysis and its interfaces with education, the perception of the meaning of football / sport and thecivilizing process -can be impactful in its intentions in different educational and socio-cultural contexts. In this way, the research aimed to emerge and reflect on some references for continuing education and the action of a good teacher-trainer, expanding the scope of the student-athlete’s understanding of game and football. The “sports training process”, namely for this investigation, was configured as to the domain that researched and analyzed the pedagogical action in the training of sports modalities, proposing the use of the game as an essential and didactic device in the teaching and learning process. Therefore, the intervention of the teacher-trainer and his (counter) transferential relationship with the student-athlete, in the procedures of transmission and acquisition of knowledge were covered. Therefore, it was concluded and suggested that this proposal be adjusted to the mention of transdisciplinarity, characterizing the professional in the category of a “good teacher trainer” who is, incessantly, implied by a reflection on the action: the praxis.

Keywords: Game; Football;Education;Psychoanalysis;Transdisciplinarity.

Referência

CHELLES, Claudinei. Futebol, educação e psicanálise no processo civilizatório: a transdisciplinaridade na praxis. Corpoconsciência. Cuiabá, v. 27, p .e16614, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A