A televisão é o meio preferido dos portugueses e, por isso, assume um papel determinante enquanto instituição social. Permitindo a construção de interpretações e reproduções da realidade que são partilhadas na sociedade, a televisão configurase e é vista como um forte alicerce da esfera social. Dado o seu posicionamento, a televisão possibilitou a expansão do desporto, nomeadamente do futebol, tendose tornado crucial no seu sucesso e dimensão à escala mundial. A evolução histórica tem demonstrado a (ínfima) presença das mulheres no futebol, ao mesmo tempo que a modalidade foi construída mediante uma hegemonia masculina. Deste modo, esta visibilidade conferida pela televisão ao futebol só se aplica aos homens, porque quando nos referimos ao futebol feminino o panorama é muito distinto, visto que no meio mediático a modalidade é centrada, sobretudo, no futebol masculino. A presente investigação visa cruzar os estudos que têm vindo a ser desenvolvidos nos últimos anos com uma reflexão e abordagem à posição que o futebol feminino apresenta hoje na sociedade, mas sobretudo, no meio mediático. Neste sentido, a investigação pretende analisar a representação do futebol feminino na televisão portuguesa, qualitativa e quantitativamente, com o intuito de averiguar se existe (in)visibilidade do desporto feminino em comparação com o desporto masculino. De modo a atingir os objetivos propostos na investigação, desenhouse uma metodologia mista que engloba aferir a existência de aspetos textuais que desvalorizem os jogos femininos, conhecer as perspetivas dos profissionais que estão envolvidos no meio, mas também de quem assiste à modalidade (entrevistámos jornalistas desportivos, atletas de futebol feminino e inquirimos telespetadores) e, por último, realizámos uma análise que permitiu compreender a diferença que existe entre a presença televisiva do futebol feminino e masculino. Uma das principais conclusões a que chegámos é que o público não adere ao futebol feminino porque é algo cultural e ideológico e que leva a maioria das pessoas a demonstrar preferência pelo futebol masculino e a televisão não disponibiliza tanto tempo e espaço ao futebol feminino porque este não é impulsionador de audiência. Sumariamente, o público não adere ao futebol feminino porque não tem interesse e a televisão não lhe dá futebol feminino porque este não adere, ou seja, não adere porque não lhe dá, não lhe dá porque não adere.
Palavraschave: televisão, futebol, futebol masculino, futebol feminino