A presente pesquisa enfoca a temática da modernização do esporte e, mais precisamente, do futebol brasileiro. O objetivo principal do estudo é identificar as estratégias do Clube Atlético Paranaense (CAP) para aumentar o seu volume de capital, econômico e simbólico, a fim de alcançar melhores resultados no campo esportivo em que está inserido. Este estudo de caso tem uma abordagem exploratória e qualitativa e está baseado em um referencial teórico que trata da atualidade do esporte moderno mundial, comparado com os dados relacionados ao clube investigado. A hipótese encontrada é a de que o CAP busca adquirir capital simbólico mediante investimentos em patrimônio, esperando com isso atrair capital econômico para sobreviver no mercado do futebol. Os dados obtidos comprovam a hipótese formulada e demonstram que os resultados apresentados pelo CAP, dentro e fora de campo, são expressivos. Conclui-se que o CAP, com as estratégias utilizadas, criou uma lógica segundo a qual o capital econômico, representado por seu patrimônio, o levou a atingir um determinado capital simbólico. E este capital simbólico, por sua vez, vem proporcionando o aumento do capital econômico do clube, por meio de novas possibilidades de arrecadação.
Palavras-chave: futebol; esporte moderno; Clube Atlético Paranaense; capital econômico; capital simbólico.