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Dissertação

Futebol, tecnologia e aprendizagem

Corpo, performance e criatividade
Ano

2010

Faculdade/Universidade

Programa de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Tecnologia

Páginas

124

Arquivos

Resumo

O objeto de estudo desta pesquisa são os processos de ensino e aprendizagem do futebol nos clubes e escolas, e o crescente papel que o emprego da tecnologia vem desempenhando na formação dos atletas profissionais deste esporte. A pesquisa leva em conta a história da constituição do futebol, envolvendo desde manifestações em culturas antigas até sua forma moderna, e sua subseqüente transformação em um espetáculo que desperta emoções e move multidões em diferentes contextos e lugares do mundo, com enorme presença e importância na cultura brasileira. A partir de um panorama das formas que a preparação dos atletas de futebol assume neste contexto, tendo em conta o impacto do pensamento científico e da tecnologia sobre a performance do atleta profissional de futebol, o trabalho recorre às direções oferecidas pela fenomenologia merleau-pontyana para propor uma maneira de compreender os modos como a corporeidade se traduz nas capacidades de um corpo encontrar soluções criativas em meio a situações de alta complexidade cognitiva exigidas no futebol. Levando-se também em conta o papel dos jogos eletrônicos que simulam partidas de futebol, e o modo como estes jogos ressignificaram o treinamento deste esporte, busca-se estabelecer uma relação tal entre a aprendizagem do futebol, as fases de desenvolvimento da criança, a ludicidade e a performance, que favoreça transpor as barreiras da representação, em direção à capacidade criativa. Neste percurso, recorre-se, como referência, principalmente, aos trabalhos de Merleau-Ponty e seus comentadores; aos trabalhos de Foucault sobre a disciplina do corpo; aos relatos do uso de jogos eletrônicos por jovens atletas; a textos de Gallahue, Unzelt, e Frisselli & Mantovani.

Palavras chave: Futebol, corpo, tecnologia, cognição, aprendizagem.

Abstract

This work takes as its object of study the processes of teaching and learning soccer in professional teams and schools, and the increasing role played by the use of technology in the development of professional soccer athletes. The research takes in account the history and evolution of this sport, its ancient and modern forms, up to its recent up-grade as a popular spectacle that raises emotions and moves masses in different contexts and countries around the globe, with enormous presence in Brazilian culture. Designing a broad picture of the strategies of athlete”s preparation in such context, and considering the impact of scientific thinking and technology upon the soccer player”s perfomance, the research takes advantage of directions offered by Merleau-Pontyan”s Fenomenology to propose a way of understanding the ways by which embodiment turns into one”s hability of finding creative solution for high-complexity cognitive challenges demanded by a soccer game. Taking also in account the role of electronic games which simulate soccer games, and how such games re-signify soccer”s training, we aim to establish such a relation between learning soccer, children”s development, ludicity and performance, which favors a superseding of the barriers of representationalism, towards creativity. Through the work, we use as reference, mainly, Merleau-Ponty and his followers; the works of Michael Foucault about body and discipline; accounts of electronic games use by young athletes; and works by Gallahue, Unazelt, and Frisselli & Mantovani.

Keywords: Soccer, body, technology,cognition, learning

Sumário

Introdução, 1

Capítulo I
1. História do futebol, 5
1.1 – A trajetória Histórica do futebol, 5
1.2 – A importância do futebol no imaginário coletivo brasileiro, 28
1.2.1 – A questão do Elitismo e do Racismo, 33
1.2.2 – A questão da identificação do brasileiro com o futebol, 38

Capítulo II
2 – Histórico do futebol, 42
2.1 – Do futebol-arte ao futebol-força (moderno), 42
2.2 – O processo de introdução das escolhinhas de futebol, 51

Capítulo III
3 – Corpo, aprendizagem e conhecimento, 60
3.1 – A fenomenologia e o corpo, 65
3.2 – O corpo como fonte de conhecimento, 70
3.3 – O corpo próprio: movimento e criatividade, 75
3.4 – O disciplinamento do corpo, 79
3.4.1 – O regime disciplinar, 82

Capítulo IV
4 – A aprendizagem no futebol, 86
4.1 – O desenvolvimento motor (da criança), 87
4.2 – A influência dos jogos digitais (games de futebol) na aprendizagem do futebol, 96
4.2.1 – A construção de novos modelos de aprendizagem no futebol, 96
4.2.2 – Descrição do FIFA 2008 pc, 99
4.2.3 – Características funcionais, 100
4.2.4 – Análise e discussão, 103
4.3 – O processo de aprendizagem e o futebol, 108

Conclusão, 115

Referênciais bibliográficas, 119

Referência

FERREIRA, Almir de Oliveira. Futebol, tecnologia e aprendizagem: Corpo, performance e criatividade. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
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