A monografia “Identidade no Futebol” analisa a influência exercida por um programa televisivo da mídia esportiva de Maringá, região Norte do Paraná, no público interessado em futebol. Pretende-se identificar como a proposta de um programa voltado aparentemente para o futebol paulista, pode impactar no processo de formação dos torcedores paranaenses desta cidade. Avalia- se o programa Tribuna no Futebol, da RIC-TV Maringá. O formato do programa surgiu em Minas Gerais e posteriormente lançado em Curitiba por meio da iniciativa do jornalista Alexandre Zraik. A intenção era promover maior valorização ao futebol paranaense, sobretudo aos times da capital. Na sequência ocorreram adaptações do formato em cidades como Maringá e Londrina, diferenciando-se do modelo original, na medida em que sua linha editorial buscou atrair a atenção dos torcedores dos times paulistas. Para ampliar os campos de análise, além da elaboração de entrevistas, realizadas com jornalistas, pesquisadores, historiadores e sociólogos, foi possível analisar as características do programa a partir da decupagem de dez edições sequenciais. Quanto ao público, foi aplicado um questionário para coleta e tabulação de dados para identificar o perfil do telespectador deste programa e, a partir das respostas, avaliar a sua visão sobre a mídia e o futebol paranaense.
Palavras-chave: Mídia. Futebol. Identidade. Torcida. Paraná.