Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Imagem e Memória em torno de Futebol e Política no Cinema

Periódico / Revista

Imagem e Memória*

Cidade

Belo Horizonte

Páginas

14

Arquivos

Resumo

Nossa proposta é abordar as formas de tratamento dos temas “futebol” e “política” nos filmes O milagre de Berna (2003; Das Wunder von Bern), do cineasta alemão Sönke Wortmann, e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), do cineasta brasileiro Cao Hamburger. Pretendemos discutir diversos aspectos, entre eles, a transposição estética para a tela do cinema de contextos sociopolíticos específicos – a Alemanha de 1954, no período de reconstrução do país, e, respectivamente, o Brasil de 1970, em plena ditadura militar –, e o modo como o futebol se relaciona com a história e a memória cultural de ambos os países. Os filmes O milagre de Berna e O ano em que meus pais saíram de férias apresentam aspectos em comum, a começar pela construção narrativa pautada pelo ponto de vista de seus protagonistas, Matthias, de 11 anos, e, respectivamente, Mauro, de 12, em que os impasses e dilemas dos adultos são vistos através do olhar inocente. Entretanto, se ambos os cineastas investem no olhar infantil para mostrarem momentos específicos e delicados do passado, os resultados são diversos: enquanto o filme de Sönke Wortmann celebra o reencontro da família e o momento de reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial, culminando com a euforia do triunfo da seleção alemã na Copa de 1954, na Suíça, no filme de Cao Hamburger não há qualquer possibilidade de “redenção”. Na cena final de O ano em que meus pais saíram de férias, imagens documentais em preto e branco do Estádio Azteca de 1970, após o apito final do jogo entre Brasil e Itália, são acompanhadas de uma música melancólica, que provoca uma disforia, um descompasso entre a comemoração do Tri-Campeonato e o fato de que Mauro se torna exilado político, juntamente com sua mãe, e sem o pai, desaparecido nos porões da ditadura militar.

Palavras-chave: Imagem; Memória; O milagre de Berna; O ano em que meus pais saíram de
férias; Futebol e Política.

Observações

* O presente artigo foi publicado, originalmente, como capítulo de livro na obra Imagem e Memória (Belo Horizonte: Ed. FALE/UFMG, 2012, p. 429-442), organizada por Elisa Maria Amorim Vieira, Márcio Seligmann-Silva e Elcio Loureiro Cornelsen.

Referência

CORNELSEN, Elcio Loureiro. Imagem e Memória em torno de Futebol e Política no Cinema. Imagem e Memória*. Belo Horizonte, 14, .
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A