Este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre o nível de disclosure voluntário e o custo de capital de terceiros dos clubes de futebol no Brasil. Como fundamentação teórica, foi utilizada a Teoria da Divulgação estudada por Verrechia (2001), tratando-se o presente estudo de uma pesquisa baseada em Eficiência, além de serem demonstrados os cálculos dos custos de capital, como a apresentação de pesquisas nacionais e internacionais sobre o assunto. Com relação à metodologia, a amostra foi formada por conveniência, totalizando 20 clubes estudados no decorrer de 2008 a 2012, para o nível de disclosure e as variáveis de controle, e de 2009 a 2013, para o custo de capital de terceiros. A análise do disclosure bem como os cálculos do custo de capital de terceiros, liquidez, obtenção da receita bruta e informações sobre auditoria foram obtidas a partir das DFPs (Demonstrações Financeiras Padronizadas) e quando possível extrapolada para outras demonstrações publicadas pelos clubes. Foi feita uma adaptação à métrica de disclosure voluntário de Murcia (2009), que originalmente possuía 93 itens e no final, para adequação à realidade do esporte ficaram 73, divididos em três grupos: econômico (33), social (14) e ambiental (34). Foi realizada análise do disclosure por clube, que originou o ranking geral e por grupo. O cálculo do custo de capital foi realizada por clube e em seguida foi feito um ranking geral dos clubes com esta variável. A ferramenta estatística utilizada foi a análise de dados em painel, que de acordo testes realizados, indicou a regressão nos efeitos fixos na cross-section, com um poder de explicação das variáveis de 16,62%. A hipótese de pesquisa não pode ser comprovada por conta da insignificância estatística das variáveis, embora indicando que existe uma relação inversa com o custo de capital. Como limitação do estudo, foi verificada a falta de padronização nas DFPs por parte dos clubes, dificultando muitas vezes a obtenção dos dados para análise e a técnica de dados em painel é indicada para séries de tempo mais longas, sendo indicado que sejam feitos novos estudos com séries maiores.
Palavras-chave: Teoria da Divulgação. Disclosure. Custo de capital de terceiros. Clubes de futebol. Gestão esportiva.