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Dissertação

Marketing esportivo

a utilização do futebol como ferramenta do composto promocional de marketing
Ano

1999

Faculdade/Universidade

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

180

Arquivos

Resumo

A utilização do esporte como ferramenta mercadológica vem crescendo de forma constante e intensa nos últimos anos. Tem movimentado uma grande quantidade de recursos e pessoas. O futebol é o esporte mais praticado e difundido do planeta. Essa dissertação tem por objetivo o estudo do futebol, suas origens e sua utilização como ferramenta do composto promocional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual, apurou-se a definição do que é brincadeira, jogo e esporte e suas diferenças básicas, devido ao fato de que, o foco desse trabalho está voltado para a exploração das relações entre o futebol de um questionário enviado pelo correio e comparado os levantamentos da pesquisa bibliográfica com os resultados obtidos através da pesquisa de campo. Os profissionais pesquisados, em sua grande maioria, consideram que investir no futebol como ferramenta de marketing, pode trazer resultados positivos para a empresa.

Abstract

Sport as marketing tool has been increasing in a constant and intensive way these last years. Is has been mobilizing a great amount of resources and people. Soccer is the most practiced and divulged sport in the planet. Specifically in Brazil, there is not competitive sport modality for it. This dissertation intends to study the origin of soccer and the use of it as a promotional mix tool. So it has been done a bibliographic research to define what the meaning and diferences of play, game and sports because this work intends to to show the relation between the soccer wich is a sport modality and marketing. The soccer history has been approached from its origin till its actual practices. It has been checked the legal aspects that guide the sport in Brazil and the most frequent management contracts between clubs and companies. Still the patronage and sponsorship, which are the sports marketing origns, have been examined, as well as its place im marketing concepts. It has been done a field research with marketing professionals using a questionary sent by mail. This was confronted with the data of bibliographic research. Most of the professionals who answered the questionary considered investing in soccer a marketing tool that can bring positive results to the companies.

Sumário

1. INTRODUÇÃO
1.1. Histórico, 1
1.2. Importância do estudo, 3
1.3. Objetivos, 15
1.4. Metodologia, 15
1.5. O questionário, 17
1.6. Seleção da amostra, 19
1.7. Coleta de dados, 20
1.8. Análise dos dados, 21
1.9. Limitações do estudo, 21
2. O ESPORTE
2.1. Conceito, 23
2.2. O Futebol, 27
2.3. Histórico do futebol, 31
2.4. Aspectos legais, 41
2.5. Formas de gestão, 47
3. PATROCÍNIO
3.1. Histórico, 57
3.2. Mecenato, 58
3.3. Patrocínio, 59
3.4. Diferenças entre patrocínio e mecenato, 61
4. MARKETING
4.1. O conceito de marketing, 64
4.2. Posicionamento do marketing esportivo, 66
4.3. Utilização do marketing esportivo, 71
4.4. Objetivos do marketing esportivo, 80
4.5. Investimentos em marketing esportivo, 83
5. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
5.1. Apresentação da Pesquisa, 87
5.2. Alternativas para mudança no futebol brasileiro, 88
5.3. A utilização do futebol como ferramenta de marketing, 93
5.4. Investimentos em marketing, 95
5.5. Formas de comunicação mercadológicas utilizadas pelas empresas, 97
5.6. Potencial de utilização do esporte como ferramenta mercadológica, 102
5.7. Ramo de atividade das empresas onde os profissionais pesquisados atuam, 112
6. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
6.1 Conclusões, 117
6.2 Recomendações, 121
7. ANEXOS
7.1. Anexo 1, 124
7.2. Anexo 2, 128
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
8.1. Bibliografia Básica, 141
8.2. Bibliografia Complementar, 147

Marketing esportivo – a utilização do futebol como ferramenta do composto promocional de marketing

Referência

SANTINI, Fernando Roberto. Marketing esportivo: a utilização do futebol como ferramenta do composto promocional de marketing. 1999. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
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