A pandemia de COVID-10 causou uma disrupção sem precedentes no mundo dos esportes visto que competições passaram a ser realizadas sem público, direitos de transmissão tiverem que ser renegociados e marcas patrocinadoras foram forçadas a repensar os seus investimentos. O objetivo deste estudo é avaliar se acordos de naming rights poderiam ser uma alternativa a ser considerada por clubes de futebol e marcas patrocinadores diante do contexto de pandemia, por meio de um entendimento das percepções dos torcedores a respeito desse tipo de negócio e dos fatores que influenciam as reações dos torcedores a este tipo de negociação. Estudos anteriores à pandemia a respeito do tema apresentaram resultados diversos: enquanto em alguns casos de comercialização de naming rights houve forte reação de parcela dos torcedores, em outros casos alguns tipos de fatores contextuais foram capazes de reduzir essa resistência. Com o objetivo de investigar as percepções dos fãs, um questionário e um experimento foram aplicados com torcedores brasileiros. O estudo atual optou por focar no Brasil com o intuito de expandir a literatura relacionada ao tema, já que até o momento a produção acadêmica esteve concentrada na análise de mercados desenvolvidos como EUA e Alemanha.
Keywords: Naming rights, Patrocínio, Marketing esportivo, Gestão esportiva, Cocriação