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Dissertação

A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro

Um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

127

Arquivos

Resumo

Diante da constante representação em diversos produtos midiáticos de que o futebol brasileiro seria caracterizado como o “futebol arte”, e do surgimento de recentes estudos acadêmicos que problematizam ou que recusam esta caracterização quando se observa o futebol nacional, especialmente a partir da década de 1970, este trabalho teve como objetivo tentar entender como o primeiro discurso ainda se mostra hegemônico em nossa sociedade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu compreender como se formaram as diferentes falas a respeito deste esporte no Brasil, bem como quais influências elas receberam das diferentes esferas sociais, o trabalho procurou verificar como a mídia se tem apropriado da visão fundada por Gilberto Freyre (1938) a respeito do “futebol arte” com fins de persuasão dos telespectadores, auxiliando, desta forma, que esta ideia continue sendo propagada, embora existam discursos atuais na academia que procurem desmistificá-la. Para isso, foram utilizadas as classificações propostas por Foucault (1999) para possíveis formas de exclusão ou interdição de discursos, presentes em sua obra A Ordem do Discurso. Foram selecionadas para análise três produções audiovisuais desenvolvidas para a divulgação do evento: o videoclipe da emissora de TV Bandeirantes; a chamada da emissora de TV Globo; e a vinheta da própria entidade organizadora da Copa do Mundo, a FIFA. Os objetos foram analisados de acordo com sua estratégia de construção através da metodologia traçada por Vanoye e Goliot-Lété (2012) e, posteriormente, enquadrados no método de Foucault (1999) para que fosse possível responder ao problema lançado neste estudo: por que o discurso sobre o “futebol arte” ainda parece mais valorizado não só pela mídia, mas pela própria sociedade, se uma segunda formação discursiva mais atual, surgida no meio acadêmico, tem procurado desmistificá-lo?

Abstract

Given the constant representation in media products that Brazilian football would be characterized as “soccer art”, and the emergence of recent academic studies questioning or refusing this characterization when observing the national football, especially from the 1970s, this work aims to understand how the first discourse still shows hegemonic in our society. Through a bibliographic research which intended to understand how the different discourses about this sport in Brazil were formed, as well as what influences they received from different social spheres, this work will try to verify how the media has been appropriating the vision founded by Gilberto Freyre (1938) about the “soccer art” with persuasion purposes, helping in this way, that this idea continues to be propagated, although there are current research in academia looking to demystify it. For this, the proposed classifications were used by Foucault (1999) for possible forms of exclusion or prohibition of discourses, present in his work “The Order of Discourse”. They were selected for analysis three audiovisual productions developed for the dissemination of the event: one of the Bandeirantes TV station; one of TV Globo station; and one of the own organizer of the World Cup, FIFA. The objects were analyzed according to its construction strategy through the methodology outlined by Vanoye and Goliot-lete (2012) and, later, were framed in Foucault’s method (1999) so that it could respond to the problem launched by this study: why the discourse on the “soccer art” still seems more valued not only by the media but by society itself, if a second more current discursive formation, which emerged in academia, has sought to demystify it?

Sumário

INTRODUÇÃO 9

1. CAPÍTULO I – A ORDEM DO DISCURSO SEGUNDO MICHEL FOUCAULT 14

1.1 Sistemas de Exclusão Externos 17

1.2 Procedimentos Internos 18

1.3 Condições de Funcionamento dos Discursos 20

2. CAPÍTULO II – A FORMAÇÃO DOS DIFERENTES DISCURSOS A RESPEITO DO FUTEBOL BRASILEIRO 22

2.1 A popularização do futebol no Brasil 22

2.2 O “futebol arte” brasileiro 29

2.3 Construção da Identidade Nacional 40

2.4 O discurso atual da academia sobre o futebol brasileiro 45

2.5 Copa do Mundo, Seleção Brasileira e Mídia 52

3. ANÁLISE DO OBJETO 56

3.1 Proposições Metodológicas para a Análise do Objeto 56

3.1.1 – Apresentação do Objeto 57

3.1.2 – Os Princípios Metodológicos de Foucault para a Análise dos Discursos 89

3.1.3 – Metodologia de Análise Fílmica na Publicidade 93

3.2 – Análise das Produções Audiovisuais 94

3.2.1 – Análise segundo as Estratégias de Construção 95

3.2.2 – Análise do Discurso Empregado nas Produções Audiovisuais 101

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 116

REFERÊNCIAS 121

Referência

CESAR, Nathaly Barbieri Marcondes. A ordem dos discursos do Futebol Arte brasileiro: Um estudo sobre a divulgação da Copa do Mundo FIFA 2014 pelas emissoras de TV aberta. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.
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