Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Para além das quatro linhas

As relações entre o futebol e o cotidiano escolar na construção da cidadania
Ano

2006

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação, Universidade de Sorocaba

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

130

Arquivos

Resumo

Este estudo está voltado à análise da relação entre o futebol e a educação no cotidiano escolar, elaborado através de uma revisão bibliográfica e de minha vivência e conhecimento empíricos, adquiridos através dos anos como atleta profissional: Levei em conta a transformação que ocorreu em minha vida, de atleta para professor de Educação Física, assim como os relatos e as narrativas de meus alunos e alunas, e seus acontecimentos no cotidiano. Essa escolha metodológica deu-se pelo fato de que ao estudar o cotidiano através das narrativas, pode-se chegar a uma análise, da relação futebol e cidadania. Essa modalidade esportiva faz parte da cultura brasileira e planetária, envolvendo, direta e indiretamente, milhares de pessoas, países, culturas e empresas. Desenvolvido por um número incalculável de crianças, principalmente pelas mais pobres, há sempre o sonho de se tornar um atleta profissional, criando um imaginário a esse respeito, além deste ser alimentado por pessoas próximas, como os próprios pais, amigos, parentes, etc. O futebol pode proporcionar uma oportunidade, ou uma possibilidade de ascensão social, econômica e cultural, conseqüentemente, uma independência financeira almejada por muitos. Eis aí uma questão: até que ponto o futebol é um “trampolim” social? E para quantos isso é uma verdade? Quantos milhares de crianças precisam passar por esse processo, para que apenas algumas brilhem no Hall da fama do futebol? Por que trabalhar esse esporte dessa maneira? Estudos indicam que tais atitudes são apenas para atender a um mundo extremamente capitalista, onde o lucro está acima de qualquer coisa. (GAMA, 1998). Ao término desta investigação, pude perceber a importância que as pessoas dão ao futebol, seja na escola, seja na sociedade, seja no bairro em que vivem. O fato é que, ele está presente nas conversas do cotidiano, ou numa discussão acadêmica, numa visão mais reflexiva. O futebol dentro da escola influencia na transformação do aluno, na sua conduta, no seu comportamento e em sua noção de mundo e de cidadão.

Palavras chaves: futebol, cultura, cidadania e prática-pedagógica

Abstract

This study is aimed at the analysis of the relation between soccer and education in the school elife, elaborated through a bibliographical revision and my own experience and knowledge, acquired through the years as professional athlete; I still took in account the change that occurred in my life, which is, from an athlete to a Physical Education teacher, as well as my pupils’ narratives in their day by day. This methodology was chosen due to the trustworthy result of the relation between soccer and its influence on the citizenship when studying narratives. This sportive modality is part of the Brazilian and the world’s culture involving, directly and indirectly, thousands of people, countries, cultures, money and companies. Developed by an uncountable number of children, there will always be the dream of becoming a professional athlete, creating an imaginary world to this respect, besides this dream is stimulated by close people, like the proper parents, friends, relatives, etc. I believe that the soccer can provide a chance, or a possibility of social, economic and cultural ascension, and consequently, a financial independence. Here is a question: up to what point is soccer a social springboard? And for how many people is this true? How many thousands of children need to go under this process, so that only ofew of them shines in the soccer Hall of fame? Why working this sport in this way? Studies point out that such attitudes are taken only to attend an extremely capitalist world, where the profits are above of any thing (GAMA, 1998). At the end of this study, I was able to realize the importance people give to soccer, even if it’s in school, in society, in the neighborhood they live in the fact is that soccer is present in daily talking and, in academic discussion. Soccer, inside the schools, influences the changes in students, in their discipline, in their behavior, and their ideas about the world and its citizens.

Key words: soccer, citizenship, culture, pedagogical practices.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11
JUSTIFICATIVA, 14
OBJETIVO,15

I – BASES TEÓRICAS, 17
1 – FUTEBOL: SEU IMAGINÁRIO NO COTIDIANO ESCOLAR, 17
1.1 – FUTEBOL E SUA HISTÓRIA, 17
1.2 – FUTEBOL E SENTIMENTOS, 19
1.3 – FUTEBOL E POLÍTICA EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO, 23
1.4 – FUTEBOL E A ESCOLA, 27

2– O DIFÍCIL CAMINHO DO FOOTBALL PARA O FUTEBOL, 32
2.1 – A CULTURA A SOCIEDADE E O FUTEBOL, 32
2.2 – A HISTÓRIA: A FORMAÇÃO ÉTNICA E RELIGIOSA DO POVO BRASILEIRO E O ESPORTE, 36
2.3 – UMA HERANÇA CULTURAL, 38
2.4 – AS SUBCULTURAS NO MUNDO DO FUTEBOL, 43
2.4.1 – INCORPORAÇÕES DE COSTUMES, 43
2.4.2 – A FORMAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE PARES, 45
2.4.3 – A INCULTURA DO “BOLEIRO” NO MUNDO DO FUTEBOL, 48

3 – FUTEBOL, IMAGINÁRIO E SEU CONTEXTO NO COTIDIANO ESCOLAR, 49
3.1 – EDUCAÇÃO, CIDADANIA E SEUS CONCEITOS:, 52
3.2 – FUTEBOL: UM ESPORTE COLETIVO OU INDIVIDUAL ?, 54
3.3 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 57

II – PARTE – MINHA EXPERIÊNCIA, 60
1- DE JOGADOR PROFISSIONAL A PROFESSOR, 60
Foto 1, 66
Foto 2, 70

2 – O FUTEBOL NAS CONVERSAS COTIDIANAS COM MEUS ALUNOS (AS), 75
2.1 – FUTEBOL MESTRE E APRENDIZ, 75
2.2 – FUTEBOL EM VERSO E PROSA, 77
2.3 – FUTEBOL, TORCEDOR E PAIXÃO, 81
2.4 – FUTEBOL E A MÍDIA, 83
2.5 – FUTEBOL SENSO COMUM OU CULTURA ?, 86

3 – METODOLOGIA DAS CONVERSAS COTIDIANAS, 91
3.1 – AS CONVERSAS SOBRE O FUTEBOL, 91
A) FAVORÁVEIS: PAIXÃO, TORCEDOR FANÁTICO, 91
B) INDIFERENTES, 95
C) OS QUE NÃO GOSTAM DE FUTEBOL, 96
D) FUTEBOL COMO CULTURA, 97
E) FUTEBOL E CIDADANIA, 100
F) DIVERSÃO, 101
3.2 – AS MENINAS E O FUTEBOL, 103

4 – OUTRAS CONVERSAS COTIDIANAS COM OS MEUS ALUNOS E ALUNAS, 106
4.1 – COM ASTROGILDA, 106
4.2 – COM BENQUEFUSO, 107
4.3 – COM FULANA, 108
4.4 – COM MORGAN, 109
4.5 – COM KAM, 110
4.6 – COM ZUEL, 111
4.7 – COM PERÔNIO, 112
4.8 – COM GRAFITE, 112
4.9 – COM ASTROGILDO, 114

CONCLUSÃO, 116
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 119

Referência

MACEDO, Ronaldo Conto de. Para além das quatro linhas: As relações entre o futebol e o cotidiano escolar na construção da cidadania. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2006.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A