Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1984-6983

Patrocínio esportivo e evolução histórica da relação fornecedor-clube de futebol no Brasil e na Europa

Periódico / Revista

Pretexto

Número

n. 2

Ano

2014

Volume

v. 15

Área de concentração

Administração

Cidade

Belo Horizonte

Páginas

p. 77-92

Arquivos

Resumo

O patrocínio esportivo oferece oportunidades para empresas divulgarem marcas e produtos e gera importante receita para as entidades que atuam no esporte. No Brasil, as ações de patrocínio ainda não aproveitam todo seu potencial estratégico em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado. Pretendemos, através da análise histórica comparativa das relações existentes entre fornecedores de artigos esportivos e agremiações de futebol no Brasil e na Europa, demonstrar que a gestão do esporte ainda não consegue aproveitar estrategicamente esse potencial. Foram pesquisadas de 1982 a 2013 as relações de patrocínio existentes entre fornecedoras de material esportivo e clubes de futebol em 12 equipes brasileiras e 10 agremiações europeias. O objetivo deste artigo é demonstrar que uma visão estratégica das relações de patrocínio entre fornecedores de material esportivo e equipes que utilizam seus produtos pode gerar uma maximização dos resultados econômico, financeiro e esportivo das partes envolvidas.

Referência

ROCCO JúNIOR, Ary José; GIGLIO, Sérgio Settani; MAZZEI, Leandro Carlos. Patrocínio esportivo e evolução histórica da relação fornecedor-clube de futebol no Brasil e na Europa. Pretexto. Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 77-92, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A