Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2178-5945

Pedagogia do esporte: indicativos para a prática de ensino do futsal

Arquivos

Resumo

O futsal, apesar de não ser um esporte olímpico, encontra-se em uma dimensão mundial e, no Brasil, é a quarta modalidade mais praticada. Tem forte presença nos currículos da Educação Física escolar e na educação não-escolar. Por isso, apresentamos um estudo de caráter bibliográfico de orientação narrativa, em que buscamos sustentar algumas ideias e orientações para a prática de ensino do futsal com base em uma literatura especializada e nacionalmente reconhecida do campo da pedagogia do esporte. Identificou-se os seguintes aspectos que podem orientar a intervenção pedagógica: i) o jogo como elemento de introdução e aprofundamento da experiência prática; ii) aprendizagem dos aspectos tático-técnicos em grau progressivo; iii) as regras durante todo o processo; e iv) contextualização sociocultural e dimensão reflexiva constante. Concluímos que o estudo pode contribuir com o debate acerca da pedagogia do esporte e auxiliar professores de Educação Física com indicativos para a prática de ensino do futsal.

Palavras-chave:  Educação Física, Pedagogia do Esporte, Futsal

Resumo (outro idioma)

El fútbol sala, a pesar de no ser un deporte olímpico, tiene escala mundial y, en Brasil, es el cuarto deporte más practicado. Tiene una fuerte presencia en los planes de estudio de la Educación Física escolar y de la educación no escolar. Es por ello que presentamos un estudio bibliográfico con orientación narrativa, en el que buscamos fundamentar algunas ideas y lineamientos para la práctica de la enseñanza del fútbol sala a partir de una literatura especializada y reconocida a nivel nacional en el campo de la pedagogía del deporte. Se identificaron los siguientes aspectos que pueden orientar la intervención pedagógica: i) el juego como elemento de introducción y profundización de la experiencia práctica; ii) aprendizaje progresivo de los aspectos técnico-tácticos; iii) las reglas a lo largo del proceso; y iv) contextualización sociocultural y dimensión reflexiva constante. Concluimos que el estudio puede contribuir al debate sobre la pedagogía del deporte y ayudar a los profesores de Educación Física con indicaciones para la práctica de la enseñanza del fútbol sala.

Palabras clave:Educación Física; Pedagogía del Deporte; Fútbol Sala.

Abstract

Futsal, despite not being an Olympic sport, is on a global scale and, in Brazil, is the fourth most practiced sport. It has a strong presence in the curricula of school Physical Education and non-school education. That is why we present a bibliographic study with a narrative orientation, in which we seek to support some ideas and guidelines for the practice of teaching futsal based on a specialized and nationally recognized literature in the field of sport pedagogy.The following aspects were identified that can guide the pedagogical intervention: i) the game as an element of introduction and deepening of the practical experience; ii) progressive learning of tactical-technical aspects; iii) the rules throughout the process; and iv) sociocultural contextualization and constant reflective dimension. We conclude that the study can contribute to the debate about the pedagogy of sport and help Physical Education teachers with indications for the practice of teaching futsal.

Keywords: Physical Education; SportPedagogy; Futsal.

Referência

SANTOS JúNIOR, Osvaldo Galdino dos; FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Pedagogia do esporte: indicativos para a prática de ensino do futsal. Corpoconsciência. Cuiabá, v. 27, p. e14100, 2023.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A