As empresas entendidas como agentes activos e determinantes das actividades económicas da sociedade têm uma grande responsabilidade no seu desenvolvimento. Deste modo, as empresas em interacção com a sociedade, devem ter um especial cuidado no que respeita à sua conduta, imagem e posicionamento na dimensão social em que se inserem. De acordo com o estudo agora apresentado, os clubes de futebol revelam um elevado interesse em incorporar na sua estratégia uma dimensão social, dado que esta conduta estratégica lhes irá proporcionar retornos, nomeadamente, em termos de reputação, credibilidade, notoriedade e imagem de marca, por parte dos stakeholders. Os dois estudos de caso aplicados a clubes Espanhóis de referência internacional, revelam a aplicabilidade da responsabilidade social corporativa e do marketing social na gestão profissional de clubes de futebol. Os resultados obtidos através de uma análise estratégica tridimensional sugerem que a responsabilidade social corporativa influencia, positivamente, a performance dos clubes de futebol, na medida em que reforça a visibilidade, reconhecimento, imagem de marca e credibilidade. Os resultados mostram ainda que, associada a um aumento da performance está uma maior diferenciação, relativamente, à concorrência e que se baseia no estabelecimento de parcerias e na organização de programas sociais. Neste sentido, a dimensão social permite aumentar os activos dos clubes de futebol, na medida em que se trata de um importante activo intangível que é necessário aumentar, para concretizar a estratégia de crescimento e desenvolvimento da imagem de marca das organizações desportivas e, em especial, dos clubes de futebol.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Marketing Social, Clubes de Futebol.