Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Responsabilidade social corporativa e marketing social dos clubes de futebol

Uma aplicação a casos espanhóis de referência internacional
Ano

2008

Faculdade/Universidade

Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Marketing

Páginas

98

Arquivos

Resumo

As empresas entendidas como agentes activos e determinantes das actividades económicas da sociedade têm uma grande responsabilidade no seu desenvolvimento. Deste modo, as empresas em interacção com a sociedade, devem ter um especial cuidado no que respeita à sua conduta, imagem e posicionamento na dimensão social em que se inserem. De acordo com o estudo agora apresentado, os clubes de futebol revelam um elevado interesse em incorporar na sua estratégia uma dimensão social, dado que esta conduta estratégica lhes irá proporcionar retornos, nomeadamente, em termos de reputação, credibilidade, notoriedade e imagem de marca, por parte dos stakeholders. Os dois estudos de caso aplicados a clubes Espanhóis de referência internacional, revelam a aplicabilidade da responsabilidade social corporativa e do marketing social na gestão profissional de clubes de futebol. Os resultados obtidos através de uma análise estratégica tridimensional sugerem que a responsabilidade social corporativa influencia, positivamente, a performance dos clubes de futebol, na medida em que reforça a visibilidade, reconhecimento, imagem de marca e credibilidade. Os resultados mostram ainda que, associada a um aumento da performance está uma maior diferenciação, relativamente, à concorrência e que se baseia no estabelecimento de parcerias e na organização de programas sociais. Neste sentido, a dimensão social permite aumentar os activos dos clubes de futebol, na medida em que se trata de um importante activo intangível que é necessário aumentar, para concretizar a estratégia de crescimento e desenvolvimento da imagem de marca das organizações desportivas e, em especial, dos clubes de futebol.

Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Marketing Social, Clubes de Futebol.

Abstract

The firms as active and determinant agents of the economic activities of society have a big responsibility in its development. Thus, the firms when interacting with society, should have a special care in what respects to their conduct, image and positioning in the social dimension where are inserted. According to the study now presented, the soccer clubs are highly interested in incorporating in their strategy a social dimension, since this will provide returns, namely, in terms of reputation, credibility, notoriety and brand image, on the part of the stakeholders. The two case studies applied to Spanish clubs of international reference, reveal the possibility of applying corporate social responsibility and social marketing in the professional management of soccer clubs. The results obtained through the use of a tri-dimension strategic analysis suggest that corporate social responsibility influences positively the performance of soccer clubs, since it reinforces the visibility, recognition, brand image and credibility. The results also show that associated with a performance increase, there is a bigger differentiation relative to the competitors that is based on the establishment of partnerships and the organization of social programs. In this sense, the social dimension provides the increase of the assets of the soccer clubs, since it is an important intangible asset, which is necessary to increase, for accomplishing the strategy of growth and development of brand image of the sportive organizations, and especially, of the soccer clubs.

Key words: Corporate Social Responsibility, Social Marketing, Soccer Clubs.

Sumário

INTRODUÇÃO, 1

CAPÍTULO I – RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, 3
1.1. INTRODUÇÃO, 3
1.2. REVISÃO DA LITERATURA, 4
1.2.1. EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, 4
1.2.2. FACTORES DETERMINANTES ESTRATÉGICOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, 14
1.2.3. TEORIA DOS STAKEHOLDERS, 15
1.3. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA, 17
1.3.1. DISPONIBILIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS SUPERIORES, 17
1.3.2. IMPLICAÇÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO, 19
1.3.3. IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES SOCIAIS, 21
1.4. CONCLUSÃO, 25

CAPÍTULO II – MARKETING SOCIAL, 26
2.1. INTRODUÇÃO, 26
2.1. REVISÃO DA LITERATURA, 27
2.3. POSICIONAMENTO COMPETITIVO, 32
2.4. MARKETING-MIX, 36
2.5. IMPLICAÇÕES, 38
2.6. CONCLUSÃO, 41

CAPÍTULO III – RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DE CLUBES DE FUTEBOL, 42
3.1. INTRODUÇÃO, 42
3.2. ESTUDOS DE REFERÊNCIA, 43
3.2.1. CLUBES DE FUTEBOL DE REFERÊNCIA: PONTO DE SITUAÇÃO, 43
3.2.2. FUTEBOL EM ESPANHA: PONTO DE SITUAÇÃO, 44
3.3. OBJECTIVOS E METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO, 45
3.3.1. OBJECTIVOS, 45
3.3.2. QUESTÃO CENTRAL E HIPÓTESES, 46
3.3.3. DESENHO DA METODOLOGIA, 47
3.3.3.1. SELECÇÃO DE CASOS, 47
3.3.3.2. MÉTODO DE RECOLHA DE DADOS, 48
3.3.3.3. VARIÁVEIS, 49
3.4. ESTUDOS DE CASO, 49
3.4.1. REAL MADRID C. F, 50
3.4.1.1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS ACTIVIDADES, 50
3.4.1.1.1. HISTORIAL DO CLUBE E SÍMBOLO, 50
3.4.1.1.2. RECURSOS E CRESCIMENTO, 52
3.4.1.2. ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DESPORTIVA, 53
3.4.1.2.1. PILARES ESTRATÉGICOS, 54
3.4.1.2.2. VANTAGENS COMPETITIVAS, 57
3.4.1.2.3. MODELO DE NEGÓCIO, 59
3.4.1.2.4. DIRECÇÃO DESPORTIVA, 62
3.4.1.2.5. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, 63
3.4.2. BARCELONA F. C, 67
3.4.2.1. CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS ACTIVIDADES, 67
3.4.2.1.1. HISTORIAL DO CLUBE E SÍMBOLO, 67
3.4.2.1.2. RECURSOS E CRESCIMENTO, 70
3.4.2.2. ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DESPORTIVA, 71
3.4.2.2.1. PILARES ESTRATÉGICOS, 73
3.4.2.2.2. VANTAGENS COMPETITIVAS, 74
3.4.2.2.3. MODELO DE NEGÓCIO, 76
3.4.2.2.4. DIRECÇÃO DESPORTIVA, 78
3.4.2.2.5. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA, 79
3.4.3. ANÁLISE COMPARATIVA, 82
3.4.3.1. SÍNTESE DOS ESTUDOS DE CASO, 82
3.4.3.2. MATRIZ DE ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DESPORTIVA, 83
3.4.3.3. DISCUSSÃO DE RESULTADOS, 85
3.5. CONCLUSÃO, 87

CAPÍTULO IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS, 89
4.1. CONCLUSÕES DO ESTUDO, 89

BIBLIOGRAFIA, 91

Referência

CAETANO, Diogo dos Santos Guerreiro. Responsabilidade social corporativa e marketing social dos clubes de futebol: Uma aplicação a casos espanhóis de referência internacional. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2008.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A