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Dissertação

Traços de Tubarão, traços de Coxa Branca

autopauta e suíte chárgica na charge esportiva paranaense
Ano

2017

Faculdade/Universidade

Faculdade de Comunicação, Universidade Estadual de Londrina

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

111

Arquivos

Resumo

Esta dissertação visa discutir questões presentes no processo produtivo de chargistas terceirizados do jornal como autopauta, autocensura e suíte chárgica; além de refletir as características da charge esportiva em si. O recorte proposto contém dez charges (publicadas entre 2012 e 2013) com a temática de polêmicas de arbitragem em partidas de futebol do campeonato paranaense. As charges são de Marco Jacobsen (Folha de Londrina), Sassá (Jornal de Londrina) e Tiago Recchia (Gazeta do Povo). A metodologia propôs ouvir estes três profissionais por meio de entrevistas presenciais e contrastar suas opiniões com apontamentos teóricos como o discurso do chargista – moldado pelas últimas repercussões da própria imprensa (RIANI), a charge não apenas como mera ilustração dos textos e sim como crítica a um acontecimento (ROMUALDO), a questão do filtro feito pelo próprio cartunista (HENFIL) e os elementos linguísticos como complemento ao sentido humorístico (MIANI).

Abstract

This dissertation discusses the work issues in the productive process of outsourced cartoonists as the self-report, self-censorship and the cartoon’s suite. It also discusses the sportive cartoon’s characteristics. The analysis contains ten cartoons (published between 2012 and 2013) with controversial issues caused by refereeing errors in soccer matches during the Parana’s championship. The analysed cartoonists are Marco Jacobsen (Folha de Londrina), Sassá (Jornal de Londrina) and Tiago Recchia (Gazeta do Povo). The methodology is based on interviews with the three cartoonists and also the comparison of their opinions with theoretical points such as the cartoonists speech, which is molded by the latest repercussions of the press (RIANI), the cartoon not only as a mere illustration of the texts but as a criticism of an event, the cartoonist’s filter (HENFIL) and the linguistic elements as a complement to the humorous sense (MIANI).

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 10

2 CORITIBA X LONDRINA E AS POLÊMICAS DE ARBITRAGEM, 13

2.1 “O SEU NOME PELO MUNDO VAI BRILHAR / CORITIBA, CORITIBA CAMPEÃO DO PARANÁ”: CORITIBA FOOT BALL CLUB, 13

2.2 “O TEU BRASÃO RESUME A TUA HISTÓRIA / NA ALTIVEZ DA RAMA DO CAFÉ”: LONDRINA ESPORTE CLUBE, 15

2.2.1 O Torcedor de Londrina é “Paulista”, 19

2.3 OS CASOS DE POLÊMICA DE ARBITRAGEM NOS CAMPEONATOS PARANAENSES DE 2012 E 2013, 20

2.3.1 28 de Março de 2012: Gols Anulados na Capital Paranaense, 22

2.3.2 3 de Março de 2013: Reclamação no Café e Vitória do Coxa, 22

3 CHARGE: PROCESSO PRODUTIVO E CHARGISTAS ANALISADOS, 24

3.1 O PROCESSO PRODUTIVO DA CHARGE, 29

3.2 CHARGISTAS ANALISADOS, 33

3.2.1 Marco Jacobsen, 33

3.2.2 Sassá, 32

3.2.3 Tiago Recchia, 36

4 TRAÇOS DE TUBARÃO, TRAÇOS DE COXA BRANCA, 39

4.1 CORITIBA X LONDRINA: CAMPEONATO PARANAENSE DE 2012, 39

4.2 LONDRINA X CORITIBA: CAMPEONATO PARANAENSE DE 2013, 52

4.3 CONCEITOS CHÁRGICOS, 61

4.3.1 Autopauta, 62

4.3.2 Autocensura, 64

4.3.3 Suíte Chárgica, 67

4.4 A CHARGE ESPORTIVA: APONTAMENTOS, 71

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 76

REFERÊNCIAS, 80

 

Referência

COSTA, Heron Heloy. Traços de Tubarão, traços de Coxa Branca: autopauta e suíte chárgica na charge esportiva paranaense. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
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