Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2236-4447

Transmissão da Copa 2006 pela Rádio Universitária da UFJF: o resgate da cobertura radiofônica e do entusiasmo do ouvinte pelo rádio

Número

n. 10

Ano

2006

Páginas

p. 81-84

Arquivos

Resumo

A proposta deste texto é relatar como alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora desenvolveram o projeto de cobertura da Copa do Mundo 2006, pela Rádio Universitária. Além de oferecer aos discentes a oportunidade de viver uma experiência diferenciada na formação do curso, o projeto tinha como meta oferecer aos ouvintes a cobertura completa de todos os jogos (nenhuma rádio, cujo sinal chega na cidade, fez a narração de todas as partidas) e despertar nestes a paixão por “ver o jogo ouvindo o rádio”. Foram envolvidos 18 alunos, sendo dez homens e oito mulheres, o que também reflete uma nova realidade no jornalismo esportivo, que é o crescimento das alunas por essa editoria. Durante dois meses, todas as sextas-feiras, por três horas consecutivas, os alunos receberam treinamento. Antes, os mesmos foram preparados com informações sobre a evolução do jornalismo esportivo, da cobertura e linguagem utilizadas pelo rádio e da sua dimensão para a população. Ao se transformarem em “atores” desse espetáculo de cobertura da Copa do Mundo, os estudantes tiveram a chance de visar novos rumos ou perspectivas profissionais, e descobriram que a comunicação se exerce com a função de levar a quem se dispõe a prestigiar aquela narração, o sentimento de pertencimento.

Palavras-chave: Rádio, Futebol, Transmissão Radiofônica, Copa do Mundo

Abstract

This paper aims to report an experience project developed by Social Communication students from Federal University of Juiz de Fora ,in which they broadcast World Cup’s matches through University Radio. The project has offered professors and students the opportunity of living a different experience in their course. Its main objective was to broadcast all matches (no radio in the city had completely broadcasted World Cup’s matches) and show people that “watching sports on the radio” can be as fun as watching them on TV. 18 students were involved in the project (ten men and 8 women) – which indicates a new reality in sports journalism by the increasing number of women that took part in it. During 2 months, every Friday, for three hours, students received training. They were prepared by getting information on sports journalism evolution and broadcasting language used on radio.

Keywords: radio; football; radio broadcast; World Cup.

Referência

GUERRA, Márcio de Oliveira. Transmissão da Copa 2006 pela Rádio Universitária da UFJF: o resgate da cobertura radiofônica e do entusiasmo do ouvinte pelo rádio. Interagir: pensando a extensão. Rio de Janeiro, n. 10, p. 81-84, 2006.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A