Biblioteca

Seja um dos 10 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Um estudo sobre a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros

Título original / alternativo

A study on the demand for games of football in brazilian stadiums

Ano

2004

Faculdade/Universidade

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Título em inglês

A study on the demand for games of football in brazilian stadiums

Páginas

109

Arquivos

Resumo

O futebol brasileiro passa por importantes transformações rumo a sua profissionalização e uma gestão mais transparente, com o fim de aumentar sua atratividade como produto. Neste contexto, faz-se necessário analisar os fatores que influenciam a demanda pelos jogos nos estádios. O presente trabalho busca analisar esses fatores de influência com base na teoria microeconômica da demanda, valendo-se de métodos quantitativos para atingir seus objetivos. Foi efetuada análise de regressão envolvendo as partidas do Campeonato Brasileiro de 2002, sendo testados modelos lineares e log-lineares. Apenas os últimos mostraram-se adequados na explicação da procura pelos jogos. Verificouse que essa é influenciada pelos atributos dos clubes, a presença de substitutos, a importância e a rivalidade envolvida na partida, além de fatores econômicos e demográficos.

Palavras-chave: Economia do esporte, Administração do futebol, Teoria da demanda

Abstract

Brazilian football is under deep transformations towards a more professional management of it, in order to increase its attractiveness as a product. In this context, it is necessary to analyze the factors that influence on the demand for matches at stadiums. This paper aims the analysis of those factors of influence based on microeconomic theory of demand, using quantitative methods to reach its purposes. The 2002 Season matches of the Brazilian championship were submitted to regression analysis. Log-linear models were appropriate to explain the demand for matches, while linear models were not. It was verified that attributes of teams, existence of substitutes, importance and rivalry of the match, economic and demographic factors influence on the demand for the matches.

Keywords:  Economics of sports, Football management, Theory of demand

Sumário

1. Apresentação, 2
1.1. Introdução, 3
1.2. Objetivos, 7
1.3. Justificativas, 9

2. Revisão da literatura, 11
2.1. Evolução do estudo da demanda por esporte, 11
2.2. Estudos sobre o futebol, 16
2.3. Estudos sobre outros esportes, 33
2.4. Síntese, 54

3. Método e base de dados, 58
3.1. Descrição geral da pesquisa, 58
3.2. Descrição das variáveis e hipóteses, 58
3.3. Modelos, 69

4. Resultados, 72
4.1. Problemas com os modelos lineares, 72
4.2. Os modelos finais, 72

5. Conclusões, limitações e extensões, 84

Apêndice – análise dos modelos log-lin, 88

Anexos, 91

Bibliografia, 103

Referência

SOUZA, Fábio Augusto Pera de. Um estudo sobre a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros. 2004. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
Cadastre-se para receber novidades