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ISSN 1677-7387

Um estudo sobre a satisfação do consumidor esportivo que frequenta estádios de futebol em Belo Horizonte

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Resumo

O esporte tem-se posicionado como importante indústria da economia mundial. Acredita-se que a promoção de relevantes eventos esportivos que estão agendados para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014, possibilitarão um desenvolvimento mais significativo dessa indústria. Considerando essa realidade, esta pesquisa tem como objetivo entender os motivos que levam os consumidores a frequentarem estádios de futebol, elencando fatores que possam contribuir para sua maior satisfação. Para a coleta de dados foram realizados três grupos focais na cidade de Belo Horizonte-MG. Como resultado, constatou-se que os principais motivos que influenciam os torcedores a frequentarem os estádios são: time de preferência; importância da partida; encontros sociais; acessibilidade ao ingresso; e garantia de segurança. Ademais, foi possível identificar fatores que contribuem com a satisfação: resultado da partida ser favorável ao time de preferência; eventos de entretenimento; serviços de melhor qualidade; transporte rápido e seguro; e conforto do estádio.

Palavras-chave: Consumidor esportivo; Estádios de futebol; Marketing esportivo; Comportamento do consumidor; Futebol.

Abstract

The sport has been positioned as an important industry in the world economy. It is believed that the promotion of relevant sporting events that are scheduled to happen in Brazil, like the FIFA World Cup 2014, will provide a most significant development of this sector. Considering this fact, this research aims to understand the reasons that lead consumers to attend football stadiums, listing factors that may contribute to their greater satisfaction. For data collection three focus groups were held in Belo Horizonte-MG. As a result, it was found that the main reasons that lead the fans to attend the stadiums are: team preference; the importance of the match; social gatherings; accessibility to the tickets, and security assurance. Furthermore, it was possible to identify factors that contribute to satisfaction: outcome of the match be favorable to team preference; entertainment events; better services, fast and safe transport, and comfort of the stadium.

Keywords: Sports consumer; Football stadiums; Sports marketing; Consumer behavior; Football.

Referência

FAGUNDES, André Francisco Alcântara; VEIGA, Ricardo Teixeira; SAMPAIO, Danilo de Oliveira; SOUSA, Caissa Veloso e; SANTANA, Élcio Eduardo de Paula; LARA, José Edson. Um estudo sobre a satisfação do consumidor esportivo que frequenta estádios de futebol em Belo Horizonte. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa. Campo Largo, v. 12, n. 1, p. 121-135, 2013.
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