Corpos e desafetos olímpicos

Bernardo Gonzales, Aira Bonfim 19 de julho de 2021

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

Em clima de aquecimento para os Jogos Olímpicos, a dupla do #PorOutroFutebol Aira Bonfim e Bernardo Gonzales está de volta nesta segunda pra discutir as expectativas do início dos Jogos, contextualizando os limites, exclusões e as desigualdades impostas pelo COI, e os problemas ligados ao ideal de atleta olímpico.

Para o programa a dupla recebe a antropóloga Barbara Pires (UERJ) e o doutorando em antropologia Mauricio Rodrigues Pinto (USP).

Saiba mais:

Barbara é antropóloga e pesquisadora de pós-doc no Instituto de Medicina Social (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre experiências de intersexualidade, especialmente na interseção entre ciência, medicina, direitos humanos e esporte.

Maurício é é doutorando em Antropologia Social (PPGAS-USP) e estuda as relações de gênero, sexualidade e marcadores sociais da diferença com os futebóis. Também mantém uma coluna na Arquibancada do Ludopédio e fez parte da primeira coletânea de artigos da Editora: Uma Década de Ludopédio.

Bernardo Gonzales

Transmasculino, professor e militante de causas sociopolíticas, em especial as que se referem as pessoas LGBTQIA+. Jogador de futebol amador, atuou e atua na coordenação e no elenco de times de futebol de homens transexuais e transmasculinidades em São Paulo e desde então propõe reflexões acerca de outras possibilidades de futebóis.

Aira F. Bonfim

Mestre em História pela FGV com pesquisas dedicadas à história social do futebol praticado pelas brasileiras da introdução à proibição (1915-1941). É produtora, artista-educadora e por 7 anos esteve como técnica pesquisadora do Museu do Futebol. O futebol de várzea, os  debate sobre patrimônios e mais recentemente o boxe e o circo, são alguns temas em constante flerte.  

Veja também:
  • 30 de novembro de 2021

    Como foi jogar o primeiro mundial da FIFA?

    Silvana Vilodre Goellner, Juliana Cabral
  • 26 de novembro de 2021

    A diversidade de corpos negros no futebol

    Júlia Belas, Roberta Pereira da Silva
  • 23 de novembro de 2021

    Trans masculinidades Negras no esporte

    Fidel Machado, Leonardo Peçanha