O presente estudo tem como ponto de partida um acordo de cooperação e a transposição para o contexto brasileiro do questionário criado pelos pesquisadores espanhóis denominado Escala de Actitudes Hacia la Igualdad de Género en el Fútbol Escolar, dividido em uma parte que coleta dados sociodemográficos, e outros três blocos: sociocultural, relacional e competência motriz percebida, utilizando a escala Likert. Estabelecemos como objetivo geral de nosso trabalho a análise das opiniões, posicionamentos e comportamentos de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em relação à igualdade de Gênero no futebol no ambiente escolar e alto rendimento. A partir deste, surgem os objetivos específicos (1) categorizar os perfis dos/as participantes da pesquisa em grupos/clusters a partir de suas respostas; (2) estabelecer categorias de análises a partir do bloco “sociocultural” de afirmações do questionário EAIGFU e analisar como cada grupo de participantes se posiciona diante de cada tema. (3) Analisar o comportamento das/os participantes relacionando as respostas obtidas no bloco sociocultural com as respostas dos blocos “relacional” e de “competência motriz percebida” do questionário EAIGFU. (4) Apontar potenciais estudos ou linhas de pesquisa sobre o tema ou temas semelhantes que podem contribuir com essa categoria de pesquisa e com a compreensão que temos sobre o futebol na escola, citada acima. Esta pesquisa se trata de um estudo descritivo e correlacional, que utilizou uma técnica de pesquisa chamada “amostra bola de neve”. A coleta aconteceu durante o ano de 2019 e obtivemos 187 questionários respondidos, por crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos um software estatístico chamado Statistical Pachage for Social Sciences e realizamos as seguintes etapas: (1) agrupamento dos perfis dos/as participantes em clusters (agrupamentos); (2) caracterização dos clusters a partir dos indicadores sociodemográficos; (3) categorização temática do bloco sociocultural e análise dos clusters por categoria temática; (4) análise dos blocos relacional e competência motriz percebida. Percebemos questões estruturais ligadas à percepção das/os alunos/as sobre a manifestação do sexismo no ambiente de aula ou no ambiente do alto rendimento, em função das características de cada cluster, onde um deles, rotulado como o cluster mais sexista, era composto por mais meninos e estudantes de escola pública e o outro, identificado como mais igualitário, tinha em sua maioria meninas e estudantes de escolas privadas. Percebemos, a partir dos resultados e das reflexões, a importância de estudos futuros contemplarem masculinidades e feminilidades plurais e/ou a interseccionalidade entre a categoria gênero e raça/etnia, classe, entre outras. Portanto, olhares múltiplos e abrangentes para as manifestações das identidades se fazem importantes para a estruturação de um futebol onde grupos marginalizados possam assumir o protagonismo da prática, se apropriando de um elemento forte e enraizado na cultura brasileira.
Palavras-chave: Futebol escolar. Percepções. Igualdade de gênero. Sexismo.