Este trabalho busca, em forma de um estudo de caso descrever e contextualizar o cenário das transmissões ao vivo de partidas de futebol no Brasil – e do acesso a elas, diante de novas possibilidades de convergência midiática, considerando o crescimento e popularização do streaming de vídeo na sociedade. A pesquisa se deu por meio de análise de blogs e veículos jornalísticos, além de artigos acadêmicos, que abordassem o tema. Buscou-se, também, entrevistas com funcionários desse meio. No entanto, a tentativa de contato não teve sucesso. Tecnologia criada na década de 1990, mas que só se popularizou nos últimos anos, o streaming de vídeo vem mudando a forma de se assistir à televisão. Historicamente, o futebol tem suas raízes ligadas a esse meio de comunicação, visto que os clubes têm na tevê sua principal fonte de renda, enquanto esta tem no esporte um produto altamente lucrativo. Assim, as transformações causadas pela chegada do streaming de vídeo na tevê se refletem diretamente nas transmissões das partidas de futebol. Apesar de os principais canais esportivos do Brasil já adotarem o uso desse serviço em seus respectivos sites e aplicativos, ainda não é possível concluir se o futuro das transmissões de futebol no país se dará unicamente via streaming de vídeo ou se essa tecnologia continuaria sendo um complemento oferecido pelas operadoras de televisão. Até o presente momento, o que se pode dizer é que para eventos de grande apelo do público, as emissoras ainda não contam com suporte técnico suficiente para transmitir de forma exclusiva via streaming. Porém, este parece ser um mercado que têm atraído grande investimento, o que pode fazer com que esse cenário mude em um futuro próximo.
Palavras-chave: Futebol, Streaming, Televisão, Transmissão, Internet