Esta monografia trata sobre o novo modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e como grandes clubes de futebol comunicam essa mudança de natureza jurídica aos seus públicos. A escolha pelo tema se deu pela criação recente do modelo (2021), a conjuntura política em que foi criado e a relevância do futebol para a sociedade brasileira, o que suscita indagações sobre as narrativas adotadas na transição do modelo associativo para o modelo de SAF. Ainda, consideramos importante para a área de relações públicas a produção de trabalhos interdisciplinares entre os estudos de futebol e os estudos de comunicação estratégica, assim como os que embasam a atuação dos relações-públicas na área, tópicos pouco abordados na produção acadêmica. A fim de atingir o objetivo principal de analisar como foi a comunicação institucional sobre a implementação da SAF nos clubes Cruzeiro (MG), Botafogo (RJ) e Vasco (RJ) – os primeiros grandes clubes a adotarem o modelo – elaboramos um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa, construído a partir de revisão bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo. Com a revisão bibliográfica, contextualizamos o futebol no Brasil e acionamos conceitos de comunicação organizacional e de relações públicas para analisar a produção comunicacional estratégica dessas organizações. Já com a pesquisa documental, coletamos os dados que resultaram em um conjunto de 62 notícias institucionais, publicadas nos sites dos clubes no período de 1 de julho de 2021 a 15 de setembro de 2022. Posteriormente, fizemos a interpretação e a geração de inferências sobre os casos, a partir das quais identificamos que o direcionamento de visibilidade sobre o modelo SAF, durante o recorte temporal, foi similar entre Cruzeiro, Botafogo e Vasco, com prevalência dos argumentos de transparência e governança, ganho de competitividade e atração de investimentos, bem como referências aos públicos de dirigentes, compradores das SAFs e torcida para a defesa do novo modelo.
Palavras-chave: Futebol. Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Comunicação estratégica.