Estudar gênero no esporte é investigar o quão influente e diverso esse tema se torna. Principalmente no futebol e futsal feminino, onde se caracteriza o preconceito de gênero como uma dessas questões influentes históricas e culturais preservadas e com difíceis invasões. Observando a necessidade de expansão sobre o assunto, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), através de seus graduandos, vem abordando essa questão. O objetivo deste trabalho foi confirmar, por meio de uma Revisão bibliográfica com base em dois estudos desenvolvidos na FCA, a respeito do tema, e propor um livro paradidático infantil sobre preconceito de gênero no futebol e futsal feminino, trazendo de maneira pedagógica as questões de gênero, levantadas no referencial teórico, que estão interligadas em diversos contextos sociais. Os resultados evidenciam a complexidade e quais assuntos acentuam as questões de gênero no FF, abordando informações ricas para dar sustento à investigação do tema. Sendo possível demonstrar a maneira, como essas questões se desenvolvem sobre a temática da modalidade, com o passar dos anos e suas influencias em torno do indivíduo e das construções sociais que caracterizam esse ambiente. Desta forma, a partir desse dados, proporcionar pedagogicamente, um material paradidático, onde se possa interagir com o público e abrir mais discussões, questionamentos e reflexões sobre o tema.
Palavras-chave: Gênero; Futebol Feminino; Livro Paradidático