Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
TCC

Falando com a paixão

A comunicação e o marketing do Coritiba Foot Ball Club com seu sócio-torcedor na internet
Ano

2017

Faculdade/Universidade

Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal do Paraná

Orientador(a)

Luiz Paulo Maia

Tema

TCC

Área de concentração

Bacharelado em Comunicação Social

Páginas

119

Arquivos

Resumo

A comunicação e o marketing são intrínsecos a toda empresa que pretende aumentar seu raio de atuação no mercado e o número de consumidores de sua marca. No esporte não é diferente. E no futebol encontra-se um tipo raro, quase exclusivo, de público-alvo e consumidor: o sócio-torcedor, aquele que paga um valor mensalmente para estar mais perto do seu clube e ajudá-lo a crescer. Além disso, hoje em dia, a Internet tem crescido como meio de comunicação e publicidade, principalmente na influência aos consumidores. Esse estudo, então, pretende abordar a comunicação na Internet dentro de um clube de futebol, pensando nesse público diferente e apaixonado. Como base, será usado o trabalho feito no Coritiba Foot Ball Club, clube com sede em Curitiba/PR. Os dados partirão de referenciais bibliográficos sobre a comunicação esportiva no mundo e no Brasil, estudo de campo sobre o funcionamento do Departamento de Comunicação do Coritiba e opinião dos sócios-torcedores sobre esse trabalho através de uma enquete.

Palavras-chave: Comunicação. Publicidade. Marketing esportivo. Marketing de relacionamento. Internet. Futebol. Sócio-torcedor. Coritiba Foot Ball Club.

Abstract

The communication and the marketing is intrinsic to every company that wants to increase its market operating radius and the number of the brand consumers, and it can be applied at the sports as well. In Soccer has an almost exclusive type of audience and consumers: the socio-fans, who pays a monthly fee to be closer to the club and helps it to grow. Nowadays, the Internet has grown as a communication and advertising systems, mainly in influencing the consumer. This study, then, aims to approach the Internet communication in a soccer club, dealing with this different and passionate audience. For that purpose, it will be considered the work done in Coritiba Foot Ball Club, club based in Curitiba/PR, Brazil. The data will be based on bibliographic references on sports communication in the world and in Brazil, a field study on the functioning of the Coritiba Communication Department and the opinion of the supporters-fans on this work through a poll.

Keywords: Communication. Advertising. Sports marketing. Marketing of relationship. Internet. Soccer. Socio-fans. Coritiba Foot Ball Club.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 11
1.1. TEMA/OBJETO DE PESQUISA, 12
1.2. PROBLEMA DE PESQUISA, 13
1.3. OBJETIVOS, 13
1.3.1. Objetivo geral, 13
1.3.2. Objetivos específicos, 14
1.4. JUSTIFICATIVA, 14
1.5. METODOLOGIA, 15

2. A HISTÓRIA DO FUTEBOL, 16
2.1. O INÍCIO, 16
2.2. SÉCULO XIX: NASCIMENTO E CRESCIMENTO DO FUTEBOL COMO CONHECEMOS, 17
2.3. O FUTEBOL NA AMÉRICA DO SUL E NO BRASIL, 18
2.4. O FUTEBOL MUNDIAL E BRASILEIRO NOS DIAS ATUAIS, 23

3. CORITIBA FOOT BALL CLUB, 25
3.1. FUNDAÇÃO, 25
3.2. INÍCIO DE SUA TRAJETÓRIA E CONSOLIDAÇÃO DO CLUBE, 27
3.3. DÉCADA DE 1930 A DÉCADA DE 1980, 28
3.4. CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1985, 33
3.5. FINAL DA DÉCADA DE 1980 E DÉCADA DE 1990: TAÇA LIBERTADORES E DECLÍNIO ALVIVERDE, 37
3.6. DÉCADA DE 2000, 39
3.7. CENTENÁRIO: FRUSTAÇÕES E DECEPÇÕES, 39
3.8. DÉCADA DE 2010, 40
3.9. O CLUBE ATUALMENTE, 42
3.10. SÍMBOLOS DO CLUBE, 45
3.10.1. Escudo, 45
3.10.2. Bandeira, 46

4. A INTERNET, 47
4.1. BREVE HISTÓRICO DA INTERNET, 47
4.2. BREVE HISTÓRICO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS, 49
4.3. A INTERNET NO BRASIL, 52

5. MARKETING, 53
5.1. SOBRE O MARKETING, 53
5.2. COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (CIM), 54
5.3. MARKETING ESPORTIVO, 57
5.3.1. A evolução do Marketing Esportivo, 57
5.3.2. A evolução do Marketing Esportivo no futebol, 59
5.3.3. O Marketing Esportivo nos dias atuais, 60

6. HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO E DO MARKETING NO CORITIBA, 63
6.1. DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING, 63
6.2. HISTÓRICO NA INTERNET, 64
6.2.1. Site oficial, 64
6.2.2. Redes sociais virtuais, 68
6.3. O DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NOS DIAS ATUAIS, 72

7. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING COM OS SÓCIOS-TORCEDORES NO CORITIBA, 72
7.1. PLANOS ASSOCIATIVOS E NÚMEROS SOBRE SÓCIOS-TORCEDORES, 72
7.2. CENTRAL DE RELACIONAMENTO COM O SÓCIO, 73
7.3. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING NA INTERNET, 76
7.3.1. Área exclusiva do sócio, 76
7.3.2. Pontos Extras, 81
7.3.3. Revista Alma Guerreira, 83
7.3.4. Coritiba Experience, 84
7.3.5. Sócios nas redes sociais virtuais, 85

8. RECEPÇÃO DE SÓCIOS-TORCEDORES DO CORITIBA, 87

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS, 96

10. REFERÊNCIAS, 99

11. APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO ELABORADO PARA OS SÓCIOSTORCEDORES DO CORITIBA, 112

Referência

SANTOS, Carolina Souza e. Falando com a paixão: A comunicação e o marketing do Coritiba Foot Ball Club com seu sócio-torcedor na internet. 2017. 119 f. TCC (Bacharelado em Comunicação Social) - Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A